O evento integra uma série de ações que tiveram início nesta terça-feira (19), quando agentes municipais de combate à Dengue estiveram reunidos com funcionários administrativos, responsáveis pela zeladoria dos prédios, para falar sobre prevenção. No dia dedicado à mobilização nas universidades, o curso de Enfermagem também envolveu os acadêmicos do 3º, semestre e visitou moradores e comerciantes na Vila Mathias.
A atividade teve início às 9h30, com uma apresentação da encarregada de área de agentes, Erika Letícia Casado. Ela falou sobre o trabalho de orientação e como cada estudante pode contribuir, principalmente recolhendo copos descartáveis, que muitas vezes são encontrados no entorno das instituições de ensino. “Esse trabalho junto com os alunos é muito importante para a conscientização, para que a informação chegue nas famílias e comunidades”, disse.
Com o objetivo de sensibilizar a comunidade do entorno do Campus Dom Idílio, 21 alunos de Enfermagem, acompanhados de agentes de combate à Dengue, orientaram e entregaram material informativo sobre os cuidados para evitar a proliferação mosquito Aedes Aegypti. Para a aluna Nathany Moura Machado, a ação conjunta com a Prefeitura vai intensificar ainda mais o trabalho preventivo. Preparada para o trabalho de campo, ela disse que as orientações dos agentes foram fundamentais para tirar dúvidas e conscientizar os moradores do entorno.
Representante da UNISANTOS no Comitê Municipal de Combate à Dengue, a professora Luzana Mackevivius Bernardes mobilizou os alunos e dividiu os grupos para a ação. Segundo ela, este trabalho é fundamental, pois todos (governo, instituição e comunidade) são responsáveis pelo trabalho de prevenção à doença.