Com a participação de aproximadamente 2.200 estudantes de 20 cursos de graduação, a UNISANTOS realizou a II MAP – Mostra de Atividades de Pesquisa, entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Foram mais de 36 horas de sessões simultâneas, nos períodos da manhã e noite, durante os seis dias de realização do evento. Além das apresentações de 500 trabalhos científicos (projetos de iniciação à pesquisa, projetos interdisciplinares de pesquisa e projetos temáticos de pesquisa), ocorreram quatro comunicações científicas, dois painéis e oito palestras com pesquisadores.
Organizada pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas – Ipeci, a II MAP reuniu 1062 estudantes do 2º semestre, 785 do 4º semestre e 347 do 6º semestre, dos seguintes cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema, Direito, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Jornalismo, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.
ESTUDANTES – O grupo formado pelos estudantes do 2º semestre do curso de Administração, Bianca dos Santos Pedroso e Sandy Aparecida das Neves Oliveiras, e do 2º semestre do curso de Ciências Contábeis, Bruno Valentim Santiago, disse que o trabalho foi desafiador e que conseguiu exercitar um olhar mais crítico sobre a pesquisa “Análise e projeção de ano futuro da companhia JBS”. O objetivo foi projetar o ano futuro com base nos cenários econômico e financeiro da empresa.
Do 2º semestre do curso de Psicologia, Giovanna Tupinambá Santos, Julia Lopes Bueno, Maria Eduarda Lima e Vinícius Feliciano Antunes Ferreira apresentaram o trabalho “O impacto causado no desenvolvimento mental do adolescente devido ao uso de cigarros eletrônicos”. A motivação pelo tema surgiu por conta da popularidade do cigarro eletrônico entre os jovens, com o objetivo de alertar sobre os riscos à saúde mental. O grupo comentou que é preciso haver um trabalho de conscientização nas escolas. “Foi uma pesquisa muito enriquecedora. O tema é bem diferente, então ganhamos muitas informações novas”, disse Giovanna Santos.
POSICIONAMENTO DIGITAL – “O impacto do posicionamento digital no olhar do consumidor: um estudo de caso do supermercado Dia” foi título do trabalho apresentado pelos estudantes do 2º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Ana Beatriz Duarte, Danielle Vicente, Guilherme Nocetti, Nathalia Pompeo, Samara Milauski e Tathiana de Souza. O trabalho foi o estudo sobre o posicionamento digital e compará-lo com as formas de comunicação nas unidades físicas dos supermercados Dia. Eles constataram que a marca tem avançado na criatividade das embalagens, mas que isso só é constatado nas lojas físicas, uma vez que o digital não se vale desse material para divulgar nas redes sociais. “Ficamos muito felizes com o estudo. O grupo foi realmente parceiro e pudemos produzir algo muito bom”, disse Tathiana Souza.
A inflação e os seu impacto no bolso do consumidor foi a motivação para a pesquisa “As óticas macro e microeconômica da inflação brasileira”, dos estudantes do 4º semestre do curso de Ciências Econômicas, Gustavo Jordão Cavalheiro Rigo e Pedro Otoni Russo. Eles explicaram alguns fatores que influenciam para o aumento da inflação, como os impactos do preço do petróleo. Com a pesquisa iniciada no ano passado e por já ter participado da MAP, os estudantes comentaram que houve uma familiaridade para o desenvolvimento da pesquisa, principalmente na coleta de dados.
INCLUSÃO – “Inclusão de estudantes com dificuldades comportamentais e de aprendizagem (Transtorno do Espectro Autista e Deficiência e Deficiência Intelectual) do ensino fundamental no Brasil” foi o título do trabalho das estudantes do 6º semestre do curso de Psicologia, Bianca Ferreira, Carla Rocha Garcia Silva, Mariana Barbosa Amado Venâncio, Mayara dos Santos Cruz, Vanessa Rodrigues Miranda e Vitória do Carmo Pereira.
Segundo Bianca Ferreira, o grupo superou os desafios e venceu a ansiedade durante a apresentação. Após apresentar a metodologia e a análise realizada por meio da revisão bibliográfica, o grupo ficou surpreso com o desempenho.
Do 4º semestre do curso de Jornalismo, Maria Eduarda Bicho, Leonardo Brasileiro Costa, Eduardo Enrique Isiara Pimentel, Giovanna Rodrigues Amparo e Luany Anthero Louzada apresentaram a pesquisa “A Ética no Jornalismo Digital: limites entre a notícia e o sensacionalismo”. A análise teve como foco as polêmicas que envolvem o colunista de celebridades, Léo Dias, que culminaram inúmeros processos e viralizaram nas redes sociais.