Mais de 100 alunos participaram da 1ª Mostra Científica para o Ensino Médio, voltada para os estudantes das escolas públicas e privadas do município de Santos, que aconteceu no último dia 18, na UNISANTOS. Foram apresentados 44 trabalhos por meio de banners e comunicações, sendo que 11 foram selecionados pelos avaliadores e premiados.
Com incentivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio do CNPq e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, o evento, organizado pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), buscou despertar a vocação científica dos alunos do ensino médio ou técnico, como mecanismo de inclusão dos jovens na produção de conhecimento por meio da pesquisa.
Orientadora educacional do Colégio Coração de Maria, a professora Cláudia Benites Martinez dos Reis, que é formada em Pedagogia pela UNISANTOS, trouxe 31 alunos do Ensino Médio para conhecer os projetos. Por ser uma mostra científica, ela disse que a intenção foi familiarizar os estudantes ao ambiente da pesquisa, uma vez que há perspectiva da escola participar do projeto a partir do próximo ano.
Da Escola Marquês de São Vicente, Beatriz Isidoro Maciel Furtado, que está no segundo ano do ensino médio, iniciou no programa neste semestre e disse que está muito feliz em poder participar. Iniciando a pesquisa sobre “Fatores socioambientais associados ao uso de drogas entre crianças e adolescentes”, contou que foi motivada pela temática. “Considero que este assunto é muito importante e precisa ser discutido por todas as pessoas. Foi isso que me motivou a vir para a iniciação científica”.
PREMIADOS – Avaliados por uma comissão formada por pesquisadores da UNISANTOS, os trabalhos premiados, foram: As Cores da Cor(Rosão), de Erik Tavares da Silva Alves, orientado por Maurício Marques da Silva; Combate da ONU Contra as Drogas, de Eduarda Mendes Prado Macedo, orientada por Paula Carpes Victório; Estudo da Síntese e Degradação do Bioplástico de Origem Vegetal, de Giullia Carvalho Magas Lopes, orientada por Marco Antônio Cismeiro Bumba; Bairro do Paquetá – Cem Anos de Transformações Econômicas e Socioespaciais, de Júlia Maria Santa Rosa Rojo, orientada por Lenimar Gonçalves Rios; Evolução Urbana de Santos e a Formação do Bairro do Paquetá, de Larissa Henriques Paixão, orientada por Lenimar Gonçalves Rios; TIC´s no Ensino Médio: curtir e compartilhar, de Marcelle Magno Freire, orientada por Robnaldo Fidalgo Salgado; Estudo da Síntese e Degradação de um Bioplástico de Origem Vegetal, de Mylena Andrade Nunes, orientada por Marco Antônio Cismeiro Bumba; Investigação-Ação contra o Bullyng, de Camila de Paula Cintra Jorge, orientada por Dalva Mendes Fernandes; Elaboração de Glossários Bilíngues de Expressões Idiomáticas Retiradas de Seriado, de Carolina Callejon Losada, orientada por José Martinho Gomes; Pomada Cicatrizante de Pimento e Hortelã, de Letícia de Souza Novais Silva, orientada por Túlio Nakazato da Silva; Desenvolvimento de Fórmulas com Ação Cicatrizante de Pimenta Vermelha e Hortelã, de Milena Rodrigues Alvarez, orientada por Túlio Nakazato da Silva.
Os alunos que participaram dessa primeira edição são bolsistas das seguintes escolas parceiras: 1º de Maio (Guarujá); Aristóteles Ferreira; Primo Ferreira; Instituto Federal de Cubatão, Marquês de São Vicente e Liceu Santista.