LUTO – Diretor-secretário, coordenador da Assessoria de Comunicação da SVSL e ex-vice-reitor da UNISANTOS deixa legado profissional ao longo de 53 anos de trabalho

Antonio Fernando faleceu aos 76 anos de idade

A Sociedade Visconde de São Leopoldo, a UNISANTOS e o Liceu Santista lamentaram a morte, no último dia 6, do seu diretor-secretário e coordenador da Assessoria de Comunicação da SVSL, o professor Antonio Fernando Conceição Santos.

Com 53 anos de dedicação à instituição, o professor Antonio Fernando acumulou inúmeras funções e implantou projetos que se consolidaram ao longo dos anos. Formado em Comunicação Social (1969) e Direito (1970), ele foi secretário geral da então Faculdade de Comunicação, vice-diretor e diretor. Coordenou o concurso vestibular de 1976 a 1986, e coordenou a Assessoria de Comunicação, de 1972 a 1975 e de 1984 a 2002. Também foi chefe do Departamento de Relações Públicas e docente nos cursos da área da comunicação.

Em pé ao fundo, Antonio Fernando participou da assinatura de reconhecimento da UNISANTOS, em Brasília, em 1986

Durante 12 anos foi vice-reitor comunitário, sendo responsável por inúmeros projetos culturais que envolviam grupos de teatro, corais e orquestras, além da Mostra de Talentos UNISANTOS, uma das maiores manifestações artísticas que envolviam estudantes e funcionários docentes e administrativos. Criou modalidades de bolsas de estudo, como a Bolsa Atleta, a Bolsa Mérito e a Bolsa Reembolsável, entre outras.

Neste período também assumiu a coordenação geral do então Núcleo de Extensão Comunitária, implantando diversos projetos em núcleos carentes da Região Metropolitana da Baixada Santista. Em termos de parcerias, proporcionou a sinalização viária da instituição, com a CET; lançou a terceira cartilha do Centro de Informação de Defesa e Orientação do Consumidor (CIDOC); além do apoio à corrida 10 KM Tribuna FM. Incentivou e viabilizou a participação de docentes e estudantes, com as suas pesquisas, em congressos nacionais e internacionais, o que resultou em inúmeras premiações e o reconhecimento da Universidade na produção científica.