ANPED – Doutora em Educação pela UNISANTOS lança a obra “Educação Infantil: a escuta pedagógica na formação de professores”

Livro será lançado em evento científico da ANPED

Fruto dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS, a professora doutora Simone do Nascimento Nogueira lança o livro “Educação Infantil: a escuta pedagógica na formação de professores”, no próximo dia 24, durante 41ª Reunião Nacional da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, em Manaus/AM. Compreender como a escuta pedagógica pode contribuir com os processos formativos de ressignificação da prática docente na Educação Infantil foi o objetivo principal da sua tese, defendida em 2021.

Autora Simone Nogueira

Em sua pesquisa, Simone Nogueira, que integra o Grupo de Pesquisa Pedagogia Crítica: Práticas e Formação, da UNISANTOS, parte da constatação de que há um silenciamento das vozes infantis no contexto escolar. Segundo ela, isso indica um espaço marcado pela pouca participação da criança, pela ausência de diálogo entre adultos e crianças, além de práticas repetitivas e autoritárias, o que afeta de forma negativa a qualidade da educação. “Apresento na obra uma experiência formativa que desenvolvi juntamente com professores que atuam na escola pública. Meu objetivo foi evidenciar o quanto escutar nossas crianças, jovens e adultos é valioso para construirmos relações mais humanizadas”, declara a autora, que também é licenciada em Matemática, mestre e doutora em Educação pela UNISANTOS.

A obra será lançada em Santos, no mês de novembro, durante a XVIII Mostra de Pesquisa em Educação da UNISANTOS. Em breve será divulgada a programação do evento.