Com a entrega do Brasão do Mérito Acadêmico, na segunda-feira (11), para as professoras Rosicler Martins Diniz Monteiro, Ermelinda Maura Chezzi e Rosa Maria Valente Fernandes, e a entrega (in memoriam) do Título de Professor Emérito para a professora Maria Apparecida Franco Pereira, foram iniciadas as comemorações pelos 70 anos dos cursos de Letras e Pedagogia, e dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. A cerimônia, precedida de Missa de Ação de Graças, foi prestigiada por estudantes, docentes, dirigentes e familiares das homenageadas.
Coordenador do curso de Letras, o professor mestre José Martinho Gomes fez um discurso em homenagem às professoras Rosicler Martins, Ermelinda Maura e Rosa Maria, lembrando que elas já formaram mais de 1 mil profissionais na área de Letras, inclusive ele e diversos docentes do curso. Ressaltou, ainda, as características das homenageadas, como a dedicação, o amor à profissão e a generosidade.
LEGADO – O discurso em homenagem (in memoriam) à professora Maria Apparecida Franco foi proferido pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor doutor Alexandre Saul Pinto. Ele lembrou da sua trajetória profissional, da sua produção acadêmica e da luta em defesa da preservação da história. Destacou que ela pertence a um grupo de professores que marca profundamente o caminho dos estudantes por meio de suas ações, obras e ideias e, assim, conquistam a imortalidade.
Para o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, as homenagens representam um momento marcante nas comemorações, pois tratam-se de um reconhecimento daqueles que contribuíram com o desenvolvimento da UniSantos. “O presente que a Universidade pode dar a si própria está aqui. Não há nada mais importante na trajetória de uma instituição do que reconhecer os seus mestres”, ressaltou.
A mesa de cerimônia também foi composta pelo diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, professor mestre Paulo Roberto Börnsen Vibiam, e pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora mestre
ROSICLER MONTEIRO – Emocionada com a homenagem, a professora mestre Rosicler Monteiro fez um agradecimento à Reitoria e, em especial, aos seus alunos. Ela ressaltou que foi a Universidade quem deu a possibilidade para que pudesse construir uma linda história, o que deu sentido à sua vida.
Docente da UNISANTOS desde 1974, a professora Rosicler é mestre em Letras: Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A sua dissertação ‘Time and Scene in the Novels of Elizabeth Bowen’, em 1990, foi aprovada com distinção e louvor. Leciona disciplinas referentes à Língua Inglesa, Literatura Norte-Americana, Literatura Irlandesa, Literatura Pós-Colonial, Cultura e Civilização dos Povos de Língua Inglesa, Tradução Literária e Fonética, e Fonologia da Língua Inglesa. Orientou e foi banca de dezenas de Trabalhos de Conclusão de Curso.
ERMELINDA MAURA – Durante a sua fala, a professora Maura Chezzi, como é conhecida, destacou a felicidade em realizar o sonho de outros alunos que, assim como ela, decidiram trilhar o caminho de lecionar. “É um sonho pensar que podemos estar aqui realizando outros sonhos”. “Esse brasão é uma herança para meus netos”, disse.
Graduada em Letras Português/Inglês pela UNISANTOS e mestre em Letras pela Universidade de Stanford/USA, a professora Ermelinda Maura é docente, desde 1979, nos cursos de Letras e de Tradução e Interpretação. Foi Pró-Reitora Acadêmica da UNISANTOS (2006-2009), pedagoga responsável pelo projeto de criação e implementação do Sítio do Centro de Referência em Educação Mário Covas, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2000-2001), e coordenadora do Sítio CRE Mário Covas, SEE/SP (2001-2004). Tem experiência em educação superior e instituições educacionais, nas áreas de Letras e Tradução e Interpretação, atuando principalmente no ensino de Literaturas Inglesa, Norte-americana e Brasileira.
ROSA VALENTE – Honrada com a homenagem, a professora Rosa Valente lembrou dos seus professores quando cursou Letras na UNISANTOS e destacou a importância da Universidade para a formação acadêmica e humanística. Enfatizou a importância dos estudantes na sua vida profissional e pessoal. “Sem eles a docência não faria sentido”.
A professora Rosa Maria possui graduação em Letras pela UNISANTOS, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, graduação em Langue et Littératures Françaises – Université de Nancy II, mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela USP. Docente da UNISANTOS desde 1981, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Foi chefe do Departamento do curso de Letras e Tradução, de 1997 a 2004. Tem mais de 100 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) orientados e dezenas de participações em bancas de qualificação, inclusive de cursos de mestrado e de especialização.
CIDA FRANCO – Representando a família da professora Cida Franco, o seu sobrinho, Paulo Sérgio Pereira, lembrou, com emoção, da tia sempre cercada de livros e falou de sua infinita bondade. Ressaltou que ela se dedicou à história, aos alunos e à paixão em ajudar o próximo.
A professora Cida Franco faleceu em 27 de março de 2022. Doutora em História Social, mestre em História Econômica, especialista em História do Brasil e graduada em Filosofia, Pedagogia e História, foi docente da UNISANTOS durante 49 anos.
Era docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de História. Pesquisadora, deixou dezenas de obras, artigos científicos e capítulos de livros publicados, dezenas de orientações entre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dissertações e teses, além de participação em aproximadamente 200 bancas de qualificação e defesa.
Em 15 de maio de 2015, recebeu a Comenda do Mérito Acadêmico, durante os festejos pelo Jubileu de Ouro do curso de História da UNISANTOS. A professora Cida Franco foi uma das responsáveis pela criação da Cátedra Padre Waldemar Valle Martins, em homenagem ao primeiro reitor da UNISANTOS, falecido em 2004.