JUBILEU – Homenagens a docentes marcam o início das comemorações dos 70 anos dos cursos de Letras e Pedagogia e 20 anos da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Cerimônia contou com a presença de dirigentes, docentes, estudantes e egressos dos cursos

Com a entrega do Brasão do Mérito Acadêmico, na segunda-feira (11),  para as professoras Rosicler Martins Diniz Monteiro, Ermelinda Maura Chezzi e Rosa Maria Valente Fernandes, e a entrega (in memoriam) do Título de Professor Emérito para a professora Maria Apparecida Franco Pereira, foram iniciadas as comemorações pelos 70 anos dos cursos de Letras e Pedagogia, e dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. A cerimônia, precedida de Missa de Ação de Graças, foi prestigiada por estudantes, docentes, dirigentes e familiares das homenageadas.

 

Coordenador do curso de Letras, o professor mestre José Martinho Gomes fez um discurso em homenagem às professoras Rosicler Martins, Ermelinda Maura e Rosa Maria, lembrando que elas já formaram mais de 1 mil profissionais na área de Letras, inclusive ele e diversos docentes do curso. Ressaltou, ainda, as características das homenageadas, como a dedicação, o amor à profissão e a generosidade.

 

Missa de Ação de Graças na Capela São José

LEGADO – O discurso em homenagem (in memoriam) à professora Maria Apparecida Franco foi proferido pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor doutor Alexandre Saul Pinto. Ele lembrou da sua trajetória profissional, da sua produção acadêmica e da luta em defesa da preservação da história. Destacou que ela pertence a um grupo de professores que marca profundamente o caminho dos estudantes por meio de suas ações, obras e ideias e, assim, conquistam a imortalidade.

 

Para o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, as homenagens representam um momento marcante nas comemorações, pois tratam-se de um reconhecimento daqueles que contribuíram com o desenvolvimento da UniSantos. “O presente que a Universidade pode dar a si própria está aqui. Não há nada mais importante na trajetória de uma instituição do que reconhecer os seus mestres”, ressaltou.

 

A mesa de cerimônia também foi composta pelo diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, professor mestre Paulo Roberto Börnsen Vibiam, e pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora mestre

 

Professora Rosicler Monteiro

ROSICLER MONTEIRO – Emocionada com a homenagem, a professora mestre Rosicler Monteiro fez um agradecimento à Reitoria e, em especial, aos seus alunos. Ela ressaltou que foi a Universidade quem deu a possibilidade para que pudesse construir uma linda história, o que deu sentido à sua vida.

 

Docente da UNISANTOS desde 1974, a professora Rosicler é mestre em Letras: Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A sua dissertação ‘Time and Scene in the Novels of Elizabeth Bowen’, em 1990, foi aprovada com distinção e louvor.  Leciona disciplinas referentes à Língua Inglesa, Literatura Norte-Americana, Literatura Irlandesa, Literatura Pós-Colonial, Cultura e Civilização dos Povos de Língua Inglesa, Tradução Literária e Fonética, e Fonologia da Língua Inglesa. Orientou e foi banca de dezenas de Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

Professora Maura Chezzi

ERMELINDA MAURA – Durante a sua fala, a professora Maura Chezzi, como é conhecida, destacou a felicidade em realizar o sonho de outros alunos que, assim como ela, decidiram trilhar o caminho de lecionar. “É um sonho pensar que podemos estar aqui realizando outros sonhos”. “Esse brasão é uma herança para meus netos”, disse.

 

Graduada em Letras Português/Inglês pela UNISANTOS e mestre em Letras pela Universidade de Stanford/USA, a professora Ermelinda Maura é docente, desde 1979, nos cursos de Letras e de Tradução e Interpretação. Foi Pró-Reitora Acadêmica da UNISANTOS (2006-2009), pedagoga responsável pelo projeto de criação e implementação do Sítio do Centro de Referência em Educação Mário Covas, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2000-2001), e coordenadora do Sítio CRE Mário Covas, SEE/SP (2001-2004). Tem experiência em educação superior e instituições educacionais, nas áreas de Letras e Tradução e Interpretação, atuando principalmente no ensino de Literaturas Inglesa, Norte-americana e Brasileira.

 

ROSA VALENTE – Honrada com a homenagem, a professora Rosa Valente lembrou dos seus professores quando cursou Letras na UNISANTOS e destacou a importância da Universidade para a formação acadêmica e humanística. Enfatizou a importância dos estudantes na sua vida profissional e pessoal. “Sem eles a docência não faria sentido”.

 

Professora Rosa Valente

A professora Rosa Maria possui graduação em Letras pela UNISANTOS, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, graduação em Langue et Littératures Françaises – Université de Nancy II, mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela USP. Docente da UNISANTOS desde 1981, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Foi chefe do Departamento do curso de Letras e Tradução, de 1997 a 2004. Tem mais de 100 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) orientados e dezenas de participações em bancas de qualificação, inclusive de cursos de mestrado e de especialização.

 

CIDA FRANCO – Representando a família da professora Cida Franco, o seu sobrinho, Paulo Sérgio Pereira, lembrou, com emoção, da tia sempre cercada de livros e falou de sua infinita bondade.  Ressaltou que ela se dedicou à história, aos alunos e à paixão em ajudar o próximo.

 

Paulo Sérgio recebeu a homenagem em nome da família da professora Cida Franco

A professora Cida Franco faleceu em 27 de março de 2022. Doutora em História Social, mestre em História Econômica, especialista em História do Brasil e graduada em Filosofia, Pedagogia e História, foi docente da UNISANTOS durante 49 anos.

 

Era docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de História. Pesquisadora, deixou dezenas de obras, artigos científicos e capítulos de livros publicados, dezenas de orientações entre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dissertações e teses, além de participação em aproximadamente 200 bancas de qualificação e defesa.

 

Em 15 de maio de 2015, recebeu a Comenda do Mérito Acadêmico, durante os festejos pelo Jubileu de Ouro do curso de História da UNISANTOS. A professora Cida Franco foi uma das responsáveis pela criação da Cátedra Padre Waldemar Valle Martins,  em homenagem ao primeiro reitor da UNISANTOS, falecido em 2004.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!