INTERNACIONAL – Pesquisadores da Universidad Católica de Colômbia discutem patrimônio e inclusão em seminário do Ipeci

Estudantes-pesquisadores e docentes participaram do evento

Identidade cultural, pertencimento e tradição foram temas abordados durante o seminário “Patrimônio e desenvolvimento local: sustentabilidade inclusiva”, promovido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS, no último dia 3. Com a participação de pesquisadores da Universidad Católica de Colômbia, que abordaram os estudos em relação aos refugiados venezuelanos na Colômbia, o objetivo foi apresentar a pesquisa como vetor de internacionalização.

O evento foi fruto de parceria científica e de mobilidade acadêmica entre o Grupo de Pesquisa Patrimônio e Pertencimento, da UNISANTOS, e o Grupo de Pesquisa Habitat Sustentável, Design Integrador e Complexidade, da Universidad Católica de Colômbia.

Professora da Universidad Católica de Colômbia, a mestre Doris García Berna, explicou que a pesquisa realizada em Usme, distrito de Bogotá, para onde estão indo os refugiados, visa uma reconexão entre os nativos e a cidade por meio de processos de identificação cultural. Ela também destacou que muitos moradores não vêm monumentos e construções como algo de conexão com a cidade, o que dificulta a sensação de pertencimento.

Também docente da Univerdad Católica de Colômbia, o mestre Jairo Hernan Ovalle Garay contou que a região tem diversos problemas de clima e infraestrutura. Por ser uma área muito estigmatizada, não tem o auxílio necessário e é por vezes deixada de lado. “Muitos migram dos campos para esta cidade e se sentem parte dela”. Ele ainda contou como são os métodos didáticos para os moradores entenderem um pouco mais de onde vivem, como mapas interativos, explicação sobre alguns pontos importantes da cidade e estampa de camiseta com grafite que remete à região. Jairo ressalta a importância da oralidade, que possibilita que as histórias sejam passadas de geração em geração. “É muito importante partilhar conhecimento com essas comunidades, para que eles não esqueçam de sua origem”.

Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio e Pertencimento, o professor doutor Cesar Bargo Perez foi o mediador do evento.