A crise humanitária na Venezuela e o combate à lavagem de dinheiro no âmbito internacional serão discutidas por mais de 60 estudantes das escolas de Ensino Médio conveniadas com a UNISANTOS. Eles fazem parte do Modelo das Nações Unidas (MONU), criado pela instituição com o objetivo de proporcionar a vivência na prática da simulação de discussões que ocorrem em uma das mais importantes organizações do mundo, a ONU.
Durante a abertura do MONU, a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), professora doutora Adriana Florentino de Souza deu as boas-vindas, apresentou os projetos voltados para o ensino médio e destacou a importância da atividade que auxilia o estudante no desenvolvimento de sua capacidade de linguagem e oratória.
O MONU é desenvolvido por meio do Ipeci, do Comitê Institucional de Iniciação Científica (COIC) e Laboratório de Relações Internacionais (LARI). Os responsáveis pelas atividades de preparação dos jovens para simulação da assembleia da ONU, que acontecem até o dia 25 de maio, são os professores doutores Daniel Rei Coronato e Natália Noschese Firgermann, e a professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente.
As atividades também contam com a participação de estudantes dos cursos de Relações Internacionais, História, Jornalismo e Relações Públicas, e apoio das agências experimentais de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.
EXPECTATIVA – Para Beatriz Rodrigues Gomes Vidal, de 16 anos, da Escola Verde que Te quero Verde, a atividade é importante por conta das discussões atuais que envolvem diferentes países. “Será muito legal discutir com jovens de diferentes escolas sobre questões relacionadas à política internacional, principalmente pelo momento de polarização que vivemos na atualidade”.
Do colégio COC Novomundo, Vitor Gimenez Cirino, de 16 anos, está em busca de novos conhecimentos para confirmar a sua opção de curso. “Acredito que o Modelo das Organizações das Nações Unidas irá me ajudar a conhecer mais sobre a área de Relações Internacionais que é uma das minhas opções de curso”.
Para Kethleen Eduarda De Oliveira Rosa, de 16 anos, da Escola Estadual Martim Afonso, as atividades serão importantes para o desenvolvimento de técnicas de diálogo e oratória, o que, segundo ela, serão essenciais no mercado de trabalho.
“Essa iniciativa da UNISANTOS faz com que todos os participantes conheçam novos assuntos e tenham uma nova visão no futuro”, disse Larissa Gonçalves Nogueira Lima, de 17 anos, da Escola Estadual Marques de São Vicente.