INTERNACIONAL – Estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito fazem doutorado sanduíche em Portugal e nos Estados Unidos

Carolina Sousa com o professor doutor Eduardo Augusto Véra-Cruz Pinto, da Universidade de Lisboa

Do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Carolina Aparecida Galvanese de Sousa, Rita de Kassia de França Teodoro e Robinson Nicácio de Miranda iniciam, em Portugal e nos Estados Unidos, uma nova fase de suas pesquisas de doutorado. Com o objetivo de enriquecer os seus trabalhos, eles estão sendo beneficiados pelo programa de doutorado sanduíche, que permite a realização de parte dos seus estudos em universidades estrangeiras.

Na Universidade de Lisboa, em Portugal, Carolina Sousa já vivencia a nova cultura e permanece até o dia 30 de novembro desenvolvendo a sua pesquisa “A Global Gateway da União Europeia e a conectividade sustentável internacional nas tecnologias digitais”, orientada pelo professor doutor Daniel Freire e Almeida.

Rita Teodoro durante a sua qualificação na UNISANTOS em agosto deste ano

O estudo se concentra no estudo da estratégia política denominada Global Gateway, da União Europeia, que visa dentre outros propósitos, propiciar a conectividade sustentável em cadeia internacional através das tecnologias digitais. Em Portugal, ela tem como coorientador o professor doutor Eduardo Augusto Véra-Cruz Pinto, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

“Limites de atuação dos poderes municipais e a utilização da ciência de dados à cidade na obtenção de objetivos de desenvolvimento sustentável como meta planificada e do proposto no ODS 11”. Este é o tema do estudo de Rita de Kassia de França Teodoro, que terá continuidade na Universidade Lusíada, em Portugal, até 28 de fevereiro de 2025.

A professora Elizabeth Mendenhall e Robinson Miranda

A pesquisa, orientada pelo professor doutor Edson Ricardo Saleme, terá a coorientação no exterior do professor doutor Henrique Jorge Gonçalves Fabião. Ela se refere à contribuição dos poderes locais para a sustentabilidade urbana, o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e o potencial transformador da ciência de Dados nas Cidades. A investigação tem por objeto o papel dos poderes municipais na planificação das metas de sustentabilidade, propostas no ODS 11, da Organização das Nações Unidas.

ESTADOS UNIDOS – Na Universidade de Rhode Island, Robinson Miranda desenvolve pesquisa relacionada à governança dos oceanos a partir de uma leitura acerca do processo de participação dos atores não estatais na construção do Tratado do Alto Mar, conhecido como Beyond Biodiversity National Jurisdiction (BBNJ). Busca-se uma proposta de reflexão crítica, a partir das teorias das relações internacionais, no sentido de identificar eventual desnível nos processos de tomada de decisão entre Norte Global e Sul Global, em matéria de proteção internacional dos espaços.

Robinson é orientado pelo professor doutor Alcindo Fernandes Gonçalves e nos Estados Unidos, até 30 de novembro, tem a coorientação da professora doutora Elizabeth Mendenhall, do Department of Marine Affairs, da Universidade de Rhode Island.