INTERDISCIPLINAR – Covid-19 e pós-covid é tema de palestra no simpósio interdisciplinar de saúde

Secretário  de Saúde de Praia Grande, José Isaias Costa Lima

Os desafios do trabalho interdisciplinar e multiprofissional no início da pandemia de covid-19 e na atualidade foram discutidos por profissionais da área de saúde dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, durante o I Simpósio Interdisciplinar de Saúde da Baixada Santista, no último dia 24. As experiências evidenciaram que as tecnologias digitais foram as grandes aliadas para atender a crescente demanda por atendimento nos municípios de Itanhaém e Praia Grande.

 

Secretário de Saúde de Praia Grande, José Isaias Costa Lima explicou a importância do papel do SUS durante a pandemia e da comunicação efetiva com os munícipes. Ele destacou uma grande ampliação do processo de atendimento via whatsapp, e-mail e telefone, e lembrou que o atendimento era realizado pelo telefone, onde o munícipe ligava para o número de atendimento e passava a situação. A demanda era encaminhada via sistema para a unidade de saúde. “Com isso conseguimos uma coisa fantástica que foi organizar a ida desse paciente até a unidade de saúde”, explicou.

 

Secretária de Saúde Guacira Nóbrega Barbi

ATENDIMENTO – Através desse meio de comunicação o paciente agendava um horário para que a equipe estivesse preparada para atendê-lo, evitando assim aglomerações e acúmulo de pessoas. Caso a pessoa quisesse ir voluntariamente até a unidade de saúde, ela poderia fazê-lo.

 

Secretária de Saúde do município de Itanhaém, Guacira Nóbrega Barbi contou um pouco sobre a rotina de trabalho, com o uso das tecnologias digitais. Ela lembrou que foi realizada uma planilha via google, que também era disponibilizada pelo canal de comunicação por meio do whatsApp, para que todos os setores envolvidos tivessem ciência dos casos notificados e pudessem acompanhá-los.

 

Professora Iara Candida Chalela Genovese

Ela explicou que inicialmente a providência era montar uma equipe médica, e para isso foram trazidos uma infectologista, um enfermeiro e técnicos de enfermagem. Apesar das limitações de equipamentos, Guacira disse que foram providenciados notebooks para fazer o acompanhamento dos pacientes que estavam sendo tratados de casa. “Foi um exemplo assim, de como de repente, um núcleo mais amplo de conhecimento foi sendo construído com a interseção de vários núcleos de conhecimento”, contou a profissional.

 

Coordenadora do curso de Psicologia, a professora mestre Iara Candida Chalela Genovese falou sobre os aspectos psicológicos. Lembrando que a pandemia não acabou, ela ressaltou a importância dos profissionais que foram heróis na pandemia. Ela explicou que tudo o que foi vivenciado, como as pessoas não podendo sair de suas casas, acabou mexendo muito com a realidade de todos. “Tivemos que usar nossa capacidade de resiliência”.

 

Coordenador do curso de Enfermagem, o professor doutor Moisés Felipe Pereira Gomes de Luna foi o mediador do evento.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!