Integração e aprendizado marcam o Programa de Iniciação à Vida Acadêmica

Piva-Daivid-Deodato-Música
Do curso de Música, Deivid Deodato já toca piano no espaço Parada Musical

Integração, novos conhecimentos e muito aprendizado. Assim, alguns alunos definiram o que o Programa de Iniciação à Vida Acadêmica (PIVA 2017) representou nesta nova fase dos estudos e formação profissional. Em novo formato, o projeto desenvolvido pela UNISANTOS, pioneiro na região, foi realizado entre os dias 10 e 25 de janeiro e contemplou aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Estatística e Desenho Geométrico, além de oficinas, orientações para os estudos, utilização de redes sociais, extensão universitária, pesquisa científica, debate cultural e Desafio Riddle (exercício on line que testa conhecimento, criatividade, percepção, pesquisa e raciocínio lógico).

piva-oficina
Entre as novidades do novo PIVA, oficinas expõem algumas dinâmicas das diferentes áreas de atuação

Amanda Barros de Oliveira, de 18 anos, optou por Filosofia. Ela disse que o PIVA contribuiu para que perdesse um pouco a timidez e fizesse novas amizades, inclusive com alunos de outros cursos, o que considerou como muito importante. Destacou, ainda, que as oficinas foram muito proveitosas, assim como as aulas e palestras. “Me apaixonei pelas oficinas, palestras e tudo mais. O PIVA dá bastante segurança para começar essa nova fase”.

Do curso de Letras, Max Garcia Pereira, de 26 anos, inicia a sua segunda graduação em um momento que também faz pós-graduação em docência no ensino superior. Ex-aluno do Liceu Santista, já conhecia a UNISANTOS, por isso disse que se sente bem à vontade. Ficou motivado em fazer o PIVA e considerou uma grata surpresa, principalmente por conta da integração com alunos de outros cursos.

Piva-Max-Garcia
Max Garcia faz a segunda graduação
Piva-Lara-Conceição
Lara Libaldi morava em Caraguatatuba

RECONHECIMENTO – “Conheci a UNISANTOS por meio de amigos que estudam aqui e também por causa da Orquestra Jovem. Tenho alguns amigos que tocam na Orquestra e me convidaram para assistir os ensaios. O meu sonho é me tornar um maestro e um grande professor, foi o que me motivou vir para cá”, disse Deivid Marcos Carvalho Deodato, de 17 anos, que optou pelo curso de Licenciatura em Música.  Sobre o PIVA, ressaltou que além de aprender fez muitas amizades, mas o que chamou a atenção foi a atenção dos professores e a forma como dialogam com os alunos, o que contribui muito para o aprendizado.

Piva-1-lugar
Equipe vencedora do Desafio Riddle é premiada

A nota 5 do curso de Engenharia Ambiental fez com que Lara Libaldi da Conceição, de 17 anos, optasse pela UNISANTOS. Moradora de Caraguatatuba, ela está de malas prontas para residir em Santos, mas decidiu participar do PIVA para conhecer melhor a instituição. Disse que foi muito interessante descobrir algumas iniciativas que são voltadas para os alunos, como o Programa de Iniciação Científica e os projetos de extensão.

VENCEDORES – No encerramento do PIVA foi realizada a premiação dos vencedores do Desafio Riddle. A classificação ficou assim: primeiro lugar: Luan Santana Censi (Música), Nathalia Santos Paulino (Música), Mariana Borsoi da Silva Ragognetti (Música), Natalia dos Santos Teixeira Duarte (Pedagogia) e Daivid Marques Carvalho Deodato (Música); segundo lugar: Vilson Melo Sousa (Filosofia); e terceiro lugar: Alexia Victória Luz Avelino (Enfermagem) e Gabrielli Vitoria Alves Martins Bomfim (Farmácia).