INOVAÇÃO SOCIAL – Estudantes de Administração criam aplicativo para ONGs e vencem o IDEATHON, evento nacional de incentivo a ideias criativas e inovadoras

Milena Magdaleno, Diego Ribeiro, Bruna Lima, Natália Macedo e  Maria Clara

Um aplicativo, o ‘ECOCONNECT’, que irá integrar as Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas privadas e a comunidade, com o objetivo de conectar a oferta de quem quer ajudar, como voluntário ou patrocinador, com as necessidades das instituições. Esta foi a solução vencedora do IDEATHON, de autoria dos estudantes do 8º semestre do curso de Administração da UNISANTOS, Bruna Lima Gonçalves Bezerra, Diego Eduardo Vicente Ribeiro, Maria Clara Raimundo Mendes, Milena Magdaleno e Natália Macedo Freitas de Souza.

O IDEATHON é um evento nacional que tem o objetivo de estimular ideias criativas e inovadoras. “O desafio era propor uma ideia inovadora, que resolvesse um problema social, ambiental ou de governança, utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como o grupo é engajado em ações sociais, mas sente dificuldade em estabelecer um diálogo com as Organizações Não Governamentais para colaborar, surgiu essa ideia [o ‘ECOCONNECT’], que atuará como uma plataforma facilitadora”, explica a estudante Milena Magdaleno.

Estudantes focaram na inovação social

Durante a apresentação, no último dia 16, no evento que integrou a programação do 35º ENANGRAD – Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, na PUC/Campinas, eles explicaram o funcionamento do APP e mostraram um protótipo. Também estimaram o investimento inicial do projeto, que é de R$220 mil, para desenvolver a plataforma e mantê-la durante três meses.

CURRÍCULO DIFERENCIADO – Docente do curso de Administração e coordenador do Departamento de Inovação e Negócios da UNISANTOS, o professor doutor João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves acompanhou o grupo durante o IDEATHON. Segundo ele, esse resultado é fruto de uma formação diferenciada, que inclui um currículo atual, com disciplina voltada à gestão da inovação, fomento à pesquisa e um corpo docente altamente qualificado. “Trabalhamos no curso ferramentas de estratégias de inovação, critérios de validação de ideia, formatação de modelo de novos negócios, entre outros. Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar todo esse conhecimento em prática”, ressalta.

Apresentação do ECOCONNECT

Coordenador do curso de Administração, o professor mestre Elias Salim Haddad Filho destaca que essa é uma excelente conquista dos estudantes. “Eles venceram uma competição de nível nacional com diversos outros cursos. Demonstraram capacidade de análise, conhecimentos em gestão, liderança e personalidade. Souberam trabalhar em grupo e com um olhar para as demandas do mundo atual, onde o negócio visa resultados, mas com responsabilidade social e ambiental. Nós professores estamos felizes, pois estas questões representam os conteúdos e valores que trabalhamos em nosso curso e em nossa instituição”, destaca.