INOVAÇÃO – Estudantes de Jornalismo criam o jogo “Missão 2030: Desafios dos ODS” para conscientizar sobre a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Cendy Domingues e Luiz Guilherme Lima

Uma ferramenta educativa que busca conscientizar e incentivar comportamentos que contribuam para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse é o objetivo do “Missão 2030: Desafios dos ODS”, um jogo de tabuleiro, nas versões física e digital, desenvolvido pelos estudantes do 6º semestre de Jornalismo da UNISANTOS, Cendy dos Santos Domingues e Luiz Guilherme Pereira de Lima, e por Caio Cesar de Paula, Gregory Valentim e Laura Cecatto. O game foi criado pelo grupo como trabalho final do curso “Jovens Embaixadores e Repórteres do Clima”, promovido pelo Movimento ODS Santos 2030.

O jogo, que já foi apresentado ao atual secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Gonçalves Paulo, e à equipe de Educação Ambiental de Santos, é baseado no ensino lúdico. Ele proporciona uma abordagem dinâmica e interativa por meio de questões relacionadas aos ODS, uma agenda com 17 metas globais, estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. É recomendado que participem de dois a quatro jogadores por partida.

DIVULGAÇÃO – Em um primeiro momento, segundo a estudante Cendy Domingues, a ideia é divulgar o jogo em escolas e em eventos focados no público infanto-juvenil, para que no futuro possa ser comercializado e criadas outras versões. Com a experiência em um projeto anterior, ela diz que o grupo focou nos 17 ODS e já testou em um evento na Casa Geek Save Point. Nesta experiência, perceberam que o público mais adulto tem uma melhor compreensão por tratar-se de temas transversais, com objetivos e metas.

Os estudantes acreditam no potencial do jogo para comercialização

“A pauta do clima e da sustentabilidade é muito importante e nós, como futuros jornalistas, precisamos entender temas que não conhecemos”, conta o estudante Luiz Guilherme Lima. Sobre a ideia do jogo, explica que, por focar nas crianças e nos adolescentes, o grupo entendeu que era importante incentivar o lúdico fora do ambiente digital. Mas, “como a gente sabe que este é um meio de conectar as pessoas, fizemos a versão digital”, diz.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – Para criação da identidade visual das peças e tabuleiros, o grupo contou com a colaboração da estudante do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Lara Yellen Perico Cunha. Ela conta que ficou muito feliz com a oportunidade. “Os meus colegas me convidaram para esse projeto muito legal, me contaram a proposta e como eu trabalho com crianças gostei muito. Foi uma experiência incrível. Os professores da UNISANTOS me ajudaram muito e pude fazer nos laboratórios da instituição. O projeto ficou super bem feito”, ressalta.