Fortaleza da Barra Grande pode se tornar Patrimônio Mundial

Maior conjunto arquitet&ocirc,nico-militar do Estado de São Paulo, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, foi escolhida,  entre um grupo seleto de monumentos no Brasil, para um processo de certificação de qualidade internacional. Em breve, a fortificação poderá se tornar Patrim&ocirc,nio Mundial, o segundo no Brasil, com um selo de qualidade emitido pelo Instituto Herity, organismo internacional que avalia bens culturais em todo o mundo.

 

No dia 22 de setembro, o vice-presidente do Herity, Luiz Oosterbeek, e o secretário geral, Maurício Guagliuolo, realizaram visita técnica na Fortaleza, acompanhados de representantes da UNISANTOS. O programa no Brasil tem o patrocínio da comissão européia que apoiou a criação de uma plataforma de cooperação cultural entre o Brasil e a União Européia. No País, apenas o Parque da Serra da Capivara, no Piauí, já está em fase final de avaliação do projeto que envolve os estados de Santa Catarina, São Paulo e Piauí.

 

Para receber a certificação, são avaliados quatro elementos fundamentais: valor cultural percebido (o quanto o monumento pode contribuir para o conhecimento), comunicação (meios de comunicação com os diferentes públicos, recursos e publicações), estrutura (estado de manutenção e restauro), e serviços (atendimento, infraestrutura, acessos e interface com o visitante).

 

A certificação tem validade de três anos. O parecer final depende da avaliação externa, feita pelos representantes do Herity, avaliação interna, feita pelos gestores, no caso a UNISANTOS, e avaliação dos visitantes, que respondem a um questionário.

 

Entre os monumentos certificados, estão a Capela Sistina, no Vaticano, o Coliseu, em Roma, e o Palácio de Versalhes, em Paris.

 

Fortaleza

Construída em 1584 para defender a cidade de Santos e região, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, o mais importante conjunto arquitet&ocirc,nico-militar do século XVI, foi restaurada graças ao trabalho da UNISANTOS. Em busca da união de forças para sua recuperação, a Universidade promoveu a assinatura de um protocolo de intenções, em 1993,  com o Instituto do Patrim&ocirc,nio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Prefeitura Municipal do Guarujá.

 

Sensibilizar a comunidade local e a própria região foi um dos maiores desafios, vencido com planejamento, estratégia e marketing A busca pela união de forças para recuperação da fortificação resultou em um protocolo de intenções entre a UNISANTOS, Instituto do Patrim&ocirc,nio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Prefeitura Municipal do Guarujá.

 

Hoje, completamente recuperada, a Fortaleza de Santo Amaro é gerenciadas pela UNISANTOS, responsável pelas visitas monitoradas, recepção, limpeza, segurança e conservação. Palco de manifestações artístico-culturais, o local contribui para estudo e pesquisas em  diversas áreas do conhecimento e para o desenvolvimento de inúmeros trabalhos comunitários da UNISANTOS.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!