Gerente do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, da Universidade Federal de São Paulo, Diogo Thimóteo da Cunha recebeu o prêmio de melhor trabalho científico, durante o XXII Congresso Brasileiro de Nutrição, realizado entre 26 e 29 de setembro, em Recife. Formado pelo curso de Nutrição da UNISANTOS, em 2008, ele também ganhou por mérito o título de Especialista em Alimentação Coletiva.
Métodos para aplicação de testes de aceitabilidade para alimentação escolar: um estudo de validação. Este é o título da pesquisa desenvolvida em seu local de trabalho, que envolveu 235 estudantes da rede pública de ensino de Santos. Depois de utilizar três métodos de avaliação, foi validado o uso de cartelas lúdicas para aplicação do teste de aceitabilidade, em consonância com a normatização brasileira.
“Esse trabalho auxilia os nutricionistas no controle de qualidade da alimentação escolar, na avaliação de cardápios e evitando o desperdício”, diz Diogo, que realizou o trabalho em parceria com as professoras Elke Stedefeldt (Unifesp), Raquel Botelho (UNB), Lívia Lacerda Pinelli (UCB) e a nutricionista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Rafaela de Brito. Segundo ele, as recomendações e os indicadores desenvolvidos no trabalho foram aceitos pelo Ministério da Educação e já é a medida recomendada em nível federal para avaliação da aceitabilidade.
Cursando o doutorado na Unifesp, Diogo da Cunha já foi contemplado no ano passado, em concurso de trabalhos científicos, promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas. Ele recebeu o prêmio “Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti”, obtendo o 1º, lugar na categoria alimentação coletiva. “Os resultados colhidos são derivados de muita dedicação e esforço, mas tudo isso foi possível graças a uma base sólida. Essa base eu tive na graduação, com os professores da UNISANTOS. Hoje, conhecendo o mercado de trabalho e a realidade da prática do nutricionista, vejo como os alunos da UNISANTOS têm potencial para se destacar”, enfatiza.