EXTENSÃO – No Dia Mundial dos Pobres, estudantes de Psicologia atendem pessoas em situação de rua em Santos

Estudantes durante o…
…atendimento em Santos

Mais de 30 atendimentos foram realizados por estagiárias do 10º semestre do curso de Psicologia, no Plantão Psicológico, no último sábado (16). Voltado para pessoas em situação de rua, no bairro Vila Nova, em Santos, o trabalho fez parte da programação elaborada pela Diocese de Santos, em razão do Dia Mundial dos Pobres.

 

Sob a supervisão do professor doutor Hélio Alves, o plantão, das 8 às 17 horas, foi realizado pelas estudantes Ana Paula Rocha, Giovanna Perez dos Santos, Júlia Trenahi Rodrigues, Mariana Andrade de Barros dos Santos e Vitória Adriano.

 

Estudantes e o professor Hélio Alves

A ação, realizada em frente à Igreja Santa Bakhita, em parceria com a Diocese de Santos, acontece desde 2016, ano em que o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres, convocando religiosos e leigos a promoverem ações concretas de solidariedade e serviços, como sinal de fraternidade.

 

EMPATIA – “Atender a população de rua foi uma experiência única e marcante. Uma abordagem que promoveu o acolhimento e escuta empática e respeitosa, com base em um apoio emocional e social”, disse a estudante Ana Paula Rocha.

 

Estagiária da Clínica de Psicologia da UNISANTOS, ela considera que a parceria da universidade com o Vicariato Social da Diocese é importante para dar dignidade às pessoas em situação de rua, já que é uma realidade complexa. O atendimento promove, além da escuta acolhedora, acesso à higiene, doação de roupa e orientações.

 

Ana Paula disse que para interagir com pessoas em situação de rua exige respeito, independente da história de vida e reconhecendo que aquela pessoa atendida possui uma dignidade, uma humanidade. “É preciso não ter suposições, apenas acolher e escutar”.

 

SUPORTE EMOCIONAL – O trabalho do curso de Psicologia foi o de acolhimento e suporte emocional a pessoas em situação de crise. Os mais necessitados foram encaminhados para os serviços públicos do município.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!