EXTENSÃO – Estudantes de Administração, Contábeis e Economia atendem mais de 160 contribuintes para Declaração do IR 2024

Estudantes orientaram…
…e fizeram a declaração

Mais de 160 contribuintes declararam o Imposto de Renda 2024, gratuitamente, na UNISANTOS. Pelo 15º ano, eles foram atendidos pelos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.  Foram mais de 20 horas de atendimento, durante seis dias, do projeto de extensão realizado pela UNISANTOS em parceria com a Receita Federal.

Pelo terceiro ano, Adalto Scardovelli procurou os serviços da UNISANTOS para fazer o Imposto de Renda. Ele ressalta a excelência do trabalho realizado pelos estudantes. “Em todas as ocasiões fui tratado muito bem. Ser gratuito também é muito bom, a gente já consegue poupar um dinheiro”, disse.

Atendimento exclusivo nos laboratórios da UNISANTOS

Marinete dos Anjos Silva também já é atendida há 3 anos e destaca o atendimento e a organização como excelentes. “Nossa, fiquei maravilhada quando eu vim pela primeira vez. É muito bem organizado, os alunos são muito atenciosos e o professor também”.

Paulo Soares
Marinete Silva

Da cidade de Cubatão, Paulo Vinícius Soares Alves veio a primeira vez em 2015 e retornou neste ano. Ele disse que o atendimento é muito bom e que o serviço é uma forma da Universidade ajudar a comunidade e os alunos colocarem o aprendizado na prática.

Cristiane Amaral
Inês de Fátima

Pela segunda vez, Inês de Fátima da Conceição e Cristiane Aparecida do Amaral, mãe e filha, respectivamente, souberam do atendimento pela imprensa. Inês destacou a qualidade no atendimento e Cristiane disse que tanto os estudantes quanto a população saem ganhando com a oportunidade.

ESTUDANTES – Sob a coordenação do coordenador do curso de Ciências Contábeis, o professor mestre Antônio Alvarez Monteiro, 22 estudantes participaram do projeto de extensão. Eles foram orientados antecipadamente e durante toda a ação tiveram o acompanhamento e a orientação do docente.

Isabella Rodrigues
Juan Cisneros

Para Isabella Rodrigues da Silva, do 1º semestre de Ciências Contábeis, a oportunidade de participar de um projeto de extensão como a Declaração de Imposto de Renda, logo no início do curso, foi uma experiência incrível. “O aprendizado se deu na prática. Eu nunca tinha feito o Imposto de Renda, então foi uma oportunidade única de poder atender as pessoas aqui”.

Juan Cisneros Guimarães, do 3º semestre de Ciências Contábeis, gostou da experiência no ano passado e resolveu ser voluntário novamente. Ele lembra que em 2023 conheceu muitas pessoas que já vinham declarar o IR na UNISANTOS há alguns anos. “Isso me chamou a atenção, pois muitas pessoas voltam”. O programa é muito interessante porque você percebe que o público que vem aqui realmente precisa. Os professores sempre falam de educação cidadã. Essa é uma chance de viver isso na prática”, destacou.

Ana Vieira
Lorenzo Albertini

Lorenzo Albertini Villarinho, do 1º semestre de Administração, disse que é muito bom ajudar o próximo. “É muito interessante esse serviço e a oportunidade que os estudantes já têm no 1º semestre. A minha turma gostou bastante”, contou.

Ana Clara Vieira Panzoldo, do 1º semestre de Ciências Contábeis, disse que aprendeu bastante com a dicas do professor Antônio Monteiro. “A experiência de atender o público foi muito legal. Muito bom ter essa oportunidade. Valeu muito a pena. Foi incrível conversar com o público e entender cada situação”.