Estudantes do curso de Enfermagem que integram a Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose da UNISANTOS realizaram, no dia 24 de outubro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santos, mais uma busca ativa para detecção de casos de Tuberculose. A ação, desta vez, foi realizada no entorno do Campus Dom Idílio José Soares, com o objetivo de atender os moradores do entorno. A comunidade acadêmica também foi mobilizada e teve a oportunidade de realizar o exame na Clínica Integrada de Saúde, que reúne programas de extensão do Núcleo de Farmácia Clínica, Ambulatório de Nutrição, Clínica-Escola de Psicologia e o Ambulatório de Enfermagem.
Carolina Correa Massoni, do 6º semestre, participa da Liga da Tuberculose há dois anos. Para ela, a informação é a principal ferramenta para o combate da doença. “A gente tenta incentivar as pessoas com base na orientação. A respeito da importância não só da prevenção, mas também da transmissão. As pessoas têm certa restrição em fazer o exame, mas quando a gente começa a esclarecer alguns pontos, ela acaba se convencendo”.
Para Leonan da Cruz Santana, do 2º semestre, é muito gratificante promover a ação e conseguir sensibilizar as pessoas. “Nosso principal objetivo é ajudar as pessoas, prevenir, cuidar e tratar se for preciso. Então, é muito gratificante poder ir para a rua a fazer esse tipo de atividade, colocar em prática aquilo que a gente aprende”.
Antônio (nome fictício), que presta serviços na UNISANTOS, conversou sobre a doença com os estudantes da Liga e fez o exame. Ele destaca a importância deste tipo de inciativa do curso e da Universidade em prestar um serviço essencial para a população. “Todos nós trabalhamos, estamos a todo tempo em contato com muitas pessoas, e a gente nunca sabe. Então, quando se tem a oportunidade de fazer um teste desse, ainda mais de forma gratuita, não tem porque não fazer e se prevenir”.
Clínica Integrada de Saúde – Os estudantes de Enfermagem têm realizado um trabalho permanente de conscientização e busca ativa para detecção da Tuberculose. Eles atuam nas unidades básicas de saúde, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, e na Clínica integrada de Saúde. Esse trabalho é coordenado pela professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes.
O atendimento gratuito na Clínica Integrada de Saúde pode ser agendado pessoalmente ou pelo número (13) 3228-1215. Ela funciona das 8h às 12h e das 13h0 às 17h30 no Campus Dom Idílio José Soares, na Avenida Conselheiro Nébias, 300.