Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, Igor Augusto Coimbra de Almeida (9º semestre), Caroline de Oliveira Tavares (7º semestre) e Matheus Duarte Pardal (9º semestre), conquistaram o 1º lugar do concurso “Casa Portátil”, do Projetar.org. Concorrendo com 139 trabalhos, de 380 autores de todo o Brasil, eles venceram com o projeto “Casulo – casa portátil para moradores de rua”, um abrigo que pode ser inserido em diversos lugares que compõem a paisagem urbana das cidades brasileiras.
Segundo os autores, o abrigo portátil propõe uma solução sob a ótica das relações de simbiose. Ele pode ser inserido em diversas estruturas urbanas preexistentes, fixando-se em muros, alambrados, gradis, mobiliários, fissuras, pequenos vãos e marcas de formas de concreto de pontes e viadutos. O “Casulo” pesa 4 quilos e pode ser desmontado, ficando com as dimensões de 100cm X 20cm X 10cm, facilmente portável com uma alça ou dentro de um carrinho de mercado. Para o carroceiro, pode ser fixado nas laterais da carroça.
CONCURSO – Em sua 24ª edição, o Concurso de Ideias para estudantes – Casa Portátil – propôs aos estudantes de todo o Brasil o desafio de projetar um abrigo individual portátil, que possa ser levado pelo desabrigado quando estiver em deslocamento. Observando que é preciso sanar o problema da falta de habitação para a população que hoje se encontra às margens da sociedade, os organizadores ressaltaram que o exercício acadêmico foca em uma solução imediata para melhorar as condições de vida dos desabrigados no contexto atual.
PREMIADOS – Os estudantes Igor Augusto Coimbra de Almeida e Matheus Duarte Pardal já somam prêmios nacionais. Em agosto do ano passado, eles foram os grandes vencedores do concurso nacional de arquitetura “Parada de ÔNIBUS”, com o trabalho intitulado “OMNI Parada de Ônibus”. Eles concorreram com 148 participantes de todo o Brasil. SAIBA MAIS.