Mais de 40 dirigentes e docentes das escolas de ensino médio e técnico, conveniadas com a UNISANTOS, participaram do encontro promovido, ontem, pelo Comitê de Iniciação Científica, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). Além de conhecerem um pouco mais o Programa de Educação Científica para o Ensino Médio, eles visitaram novos laboratórios e espaços diferenciados da instituição.
Diretora do Ipeci, a professora doutora Adriana Florentino de Souza deu as boas-vindas e apresentou o portal do Programa de Educação Científica que contém os subprogramas voltados para os estudantes do ensino médio (Iniciação Científica, Expedição Científica, Modelo das Nações Unidas – MONU, Gamificação e Oficinas Temáticas). A parceria com as escolas de ensino médio existe desde 2012 e, atualmente, são 35 unidades de ensino conveniadas da Região Metropolitana da Baixada Santista.
OPORTUNIDADE – Professor especialista em currículo, da Diretoria de Ensino de Santos, Fábio Roberto Lessa de Oliveira participou do encontro e disse que o retorno dos estudantes é muito positivo. Docente de Física, viu de perto a transformação de alguns que participaram do programa. “Os estudantes gostam muito. O programa é muito importante, pois muitos não têm a oportunidade de conhecer a universidade”, ressaltou o dirigente que veio com a missão de levar todas as informações para escolas da rede de ensino.
Diretora da ETEC Praia Grande, Cibele Schmidtke Silva disse que o programa é muito importante porque além de beneficiar os estudantes, também incentiva docentes e funcionários que podem participar de atividades ou nova formação na universidade. “Para os alunos é sensacional porque eles têm uma vivência com o ambiente universitário antes de chegar à universidade, além de fomentar à pesquisa. Para o funcionário que não tem graduação também é uma possiblidade de vir estudar aqui. E para o professor, a opção de fazer uma pós”, destacou.
“Os programas são muito importantes porque eles dão uma outra visão para os alunos em relação à pesquisa. A gente sente que falta a valorização da pesquisa. Com um trabalho como este é possível retomar isso, desde cedo, para que eles possam se aprofundar mais nos assuntos e ações que realizam. Trabalhar não só as questões práticas, mas o porque que aquilo está sendo realizado”, enfatizou o diretor da ETEC Dona Escolástica Rosa, Thiago Pedro de Abreu.
FUTURO PROFISSIONAL – Diretora da ETEC Adolpho Berezin, Michelle Santana do Nascimento disse que para os estudantes de Mongaguá é uma grande oportunidade. Segundo ela, a parceria é muito produtiva porque o alunos vivenciam o ambiente universitário, o que contribui para a decisão do futuro profissional. “A visão, a missão de trabalho da UNISANTOS vai muito de acordo com o que a gente trabalha nas ETECs, que é uma formação de qualidade. O acolhimento do aluno aqui é diferenciado. Para nós, é uma grande parceria, uma formação mais integral para o nosso aluno”, ressaltou.
Michelle Nascimento também destaca como diferencial o Programa de Reconhecimento de Excelência em TCC das ETECs, que disponibiliza bolsas de estudo específicas nos cursos de graduação para os melhores trabalhos das escolas conveniadas. “Os alunos já iniciam no curso perguntando quando serão apresentados os trabalhos na UNISANTOS. Temos estudantes que foram contemplados e estão estudando aqui. Eles elogiam a Universidade e participam de muitos projetos da instituição”.
NOVO PARCEIRO – “Esse programa vem ao encontro do que buscamos ofertar para os nossos alunos. Vir para a Universidade, vivenciar esses espaços e desenvolver projetos irão possibilitar muito conhecimento para os alunos”, disse a diretora do Colégio ONIS, Vandressa Guimarães. A sua expectativa é grande, pois a escola está prestes a formalizar o convênio com a UNISANTOS.