EMPREENDEDOR: Com visão estratégica e inovação, René dos Santos revoluciona o mercado da cervejaria artesanal

O empresário René dos Santos

Expert em cerveja artesanal, René dos Santos é um empreendedor visionário e bem-sucedido. Suas realizações pioneiras têm impactado significativamente o setor e vão muito além da simples criação de produtos inovadores. A busca incessante pela excelência na produção de cerveja resultou não apenas em produtos de alta qualidade, que agradam até mesmo os paladares mais exigentes, mas também em uma abordagem empresarial única que combina criatividade, liderança e estratégia.

O empresário, além de acompanhar as tendências do mercado mundial da cervejaria artesanal, antecipa, desenvolvendo produtos que capturam a imaginação dos consumidores e estabelecem novos padrões para o setor. Destacando-se como um empreender, ele direciona o crescimento contínuo de sua empresa, por meio de estratégias de marketing e vendas versáteis e originais.

INOVAÇÃO – Um exemplo de sua característica inovadora é a sua mais recente criação, a Açaí Soul.  Inspirado pela identidade brasileira, René dos Santos não se contentou em apenas lançar uma nova bebida convencional e criou uma experiência sensorial única, que reflete os valores e a diversidade do Brasil, colocando literalmente uma tigela de açaí dentro de uma lata. Essa bebida mista e refrescante combina uma cerveja leve (chancela de qualidade da cervejaria Everbrew, da qual ele está à frente) com um ingrediente tipicamente brasileiro e nutritivo: o açaí.

Além de influenciar o mercado com ideias disruptivas, as suas iniciativas têm fomentado o crescimento econômico no setor, atraindo novos investimentos, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento local. O empresário reconheceu o potencial do açaí, uma fruta amazônica deliciosa e rica em nutrientes e vitaminas, como um “potente repositor energético, inclusive com propriedades que previnem doenças do coração. A bebida é feita a partir de uma cerveja leve e tem acrescentada à receita extrato de banana, polpa de açaí e granola, que é deixada submersa no líquido por 4 dias”, explica.

René dos Santos ao lado da professora doutora Michele Uemura, coordenadora do curso de Gastronomia e responsável pelo Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS, e estudantes do curso de Gastronomia nos preparativos para o lançamento da Açaí Soul

ORIGINALIDADE – René dos Santos conta que a Açaí Soul é o primeiro produto de uma linha de bebidas mistas com ingredientes brasileiros que está desenvolvendo. “À frente da Everbrew, sempre busquei por produtos diferenciados. A ideia da Açaí Soul surgiu pensando em algo disruptivo, que unisse elementos originais do nosso País com uma abordagem saudável. Pensei em uma bebida que não apenas fosse saborosa, mas também nutritiva e, agora, a intenção é explorar os quatro cantos do Brasil para surpreender paladares.”

Além do impacto econômico, as contribuições do empresário têm um valor cultural significativo. Ele tem sido um líder na promoção de ingredientes locais, valorizando a biodiversidade brasileira e elevando a percepção global sobre produtos regionais. Essa abordagem educa o público sobre a importância da sustentabilidade e do consumo responsável. O seu compromisso com a inovação contínua aliada à sustentabilidade tem inspirado uma nova geração de empresários no Brasil. Através de seminários, workshops em universidades e participações em eventos de destaque no setor, René dos Santos compartilha ativamente seu conhecimento e sua visão, incentivando outros a adotarem práticas que priorizem tanto a excelência na qualidade dos produtos quanto um impacto ambiental positivo. Isso, além de elevar o padrão da indústria também promove uma mudança significativa na forma como o negócio é conduzido, influenciando toda a cadeia de valor da cervejaria artesanal.