EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – Estudantes das escolas de ensino médio e técnico da Baixada Santista são recebidos para mais uma edição do Programa de Iniciação Científica

Mais 66 estudantes das escolas de ensino médio e técnico da Região Metropolitana da Baixada Santista, conveniadas com a UNISANTOS, foram recebidos, ontem (3), para o início do Programa de Iniciação Científica 2024/2025. Desse total, 16 receberão bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 50 contarão com bolsa do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIN).

Durante um ano, eles irão desenvolver projetos de pesquisa, sob orientação de docentes e pesquisadores da instituição. Neste primeiro dia, os representantes do Comitê de Iniciação Científica apresentaram um pouco mais a instituição, comunicaram a dinâmica do programa de pesquisa e promoveram a primeira oficina de currículo lattes.

Ana Júlia
Arthur Custódio

OPORTUNIDADE – Estudante do Liceu Santista, Ana Júlia Dias de Oliveira considera que a iniciação científica é uma grande oportunidade para desenvolver um projeto extracurricular. Sob orientação da professora doutora Beatriz Borges Brambilla, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, ela irá desenvolver a pesquisa “Vozes das Adolescências: Repensando a Saúde Mental com uma Abordagem Participativa”.

“Falei para minha mãe e ela deu um grito de alegria. A bolsa é o de menos, o que importa mesmo é o conhecimento”, contou o estudante da ETEC Cubatão, Arthur Custódio Melo de Souza, de 16 anos. Com o projeto “Implementação e simulação de circuitos ceifadores e grampeadores com diodo, ele será orientado pelo professor doutor Luiz Carlos Moreira.

Isabela Conceição
Vitor Artur

Estudante da Escola Estadual Reinaldo Kuntz Busch, Vitor Artur Fernandes Isídio, de 16 anos, disse que ficou animado ao ser selecionado. Ele escolheu o projeto de pesquisa “Contabilidade Fundamental e Fluxo de Caixa” e será orientado pelo professor Carlos José Pereira. Por querer “trabalhar com logística, no Porto”, considera que o projeto será de grande ajuda.

CURRÍCULO – “Gosto muito dessa área, por isso quero aprender mais. Esse projeto vai agregar bastante para o meu currículo e acho muito importante aprender a fazer uma pesquisa científica”, disse a estudante da Escola 1º de Maio, Isabela de Jesus da Conceição. Sob orientação da professora mestre Amélia Cristina Elias da Ponte, do curso de Ciências Biológicas, realizará a pesquisa “Levantamento das monocotiledôneas do Orquidário de Santos”.

Larissa Borges
Pedro Henrique

Da ETEC Dona Escolástica Rosa, Pedro Henrique Gonçalves da Silva, de 16 anos, irá desenvolver pesquisa Escultura “A da FAUS: ouvindo a comunidade”. “Eu fiquei muito feliz. A iniciativa é muito boa para quem quer ter algo a mais no currículo, vai me ajudar e me dar mais experiência”, disse o estudante que será orientado pela professora doutora Cláudia Maria Braga Ribeiro.

“Fiquei muito feliz. Esse projeto é muito interessante, uma boa oportunidade”, falou a estudante da Escola Estadual Canadá, Larissa Borges Oliveira, de 17 anos. Com o projeto “Fatores relacionados a Hesitação vacinal da vacina HPV”, ela será orientada pela professora doutora Lourdes Conceição Martins.