“É um grande privilégio para esta universidade ter uma Cátedra Paulo Freire”, disse o professor doutor Paolo Vittória, da Universidade Federico II de Nápoles, na Itália, que realizou a palestra “Paulo Freire: Crítica da Educação Bancária e Humanização”, no último dia 30. O evento integrou a programação do início das comemorações de 20 anos da Cátedra Paulo Freire da UNISANTOS.
O professor Paolo comentou sobre o seu contato inicial com os conceitos do educador e filósofo, e afirmou que considera parte da família todos os que comungam do pensamento freiriano, pois compartilham ideias, perspectivas, visões políticas, viagens e caminhos, o que faz do estudo do Patrono da Educação Brasileiro uma experiência de vida.
Antes de ser um estudioso de Paulo Freire, o professor fazia um trabalho com jovens nas periferias de Nápoles e se incomodou em perceber que as crianças desvalorizavam os professores e se inspiravam na máfia local. Isso se dá, segundo Paolo, por conta do ensino bancário, que afasta os menos conhecedores de seu educador, criando barreiras.
Paolo reforça que quem se coloca na posição de detentor do conhecimento, minimiza e oprime o menos experimentado, fato este que o incomoda. Foi por conta da espontaneidade do ensino e abertura para diálogo, na didática de Paulo Freire, que ele se aproximou dos pensamentos do filósofo. “Estudantes e alunos são sujeitos na construção do conhecimento”, destacou.
MESA – O professor Paolo esteve na instituição a convite do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Integraram a mesa os professores doutores Alexandre Saul (coordenador) e Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, representando a UNISANTOS, e a professora doutora Ana Maria Saul, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da PUC São Paulo.
REUNIÃO – No dia 31, o professor Paolo Vittória participou de uma reunião com os membros da Cátedra Paulo Freire da UNISANTOS. Uma exposição, que retratou a vida e a obra do educador, foi realizada no pátio do Campus Dom Idílio José Soares.
INAUGURAÇÃO – A Cátedra Paulo Freire da UNISANTOS foi instituída no dia 4 de junho de 2005, pelo então Centro de Ciências da Educação e esteve ligada ao projeto Centro Cidadão. Neste dia, o professor do Instituto Freiriano, Jason Mafra, atual membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire, fez palestra sobre como se iniciou o pensamento freiriano, no Nordeste, na década de 60.