Formado em Jornalismo pela UNISANTOS, Rafael Motta é o autor do livro “Tarquínio – Começar de Novo”, que aborda a trajetória pessoal e política do único negro eleito prefeito de Santos, Esmeraldo Tarquínio, cassado pela ditadura antes da posse. Com o selo da Editora Universitária Leopoldianum, será lançado na terça-feira (27), às 18 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos (Praça Mauá, s/no , Centro).
A obra é fruto de um ano e dois meses de pesquisas e entrevistas. O autor relata a trajetória de Esmeraldo Tarquínio, permeada com acontecimentos históricos, sociais e políticos de Santos, do Estado e do Brasil, entre as décadas de 1910 e 1990, antes do nascimento e depois da sua morte.
Rafael Motta destaca que Esmeraldo Tarquínio foi o político regional de origem popular mais importante da história política de Santos, no século XX. Nascido em 1927, foi eleito em 1968 o primeiro e único prefeito negro da história de Santos, cassado um mês antes de tomar posse. Ele teve os seus direitos políticos suspensos até 1979, o que o transformaria no símbolo da luta pela democracia. Fora do cenário político, cursou Jornalismo na UNISANTOS e tornou-se professor de Ética e Legislação em Comunicação, na mesma instituição.
Esmeraldo Tarquínio morreu em 10 de novembro de 1982.