ECOSSISTEMA  – Crise da biodiversidade biológica global é tema de seminário de pesquisa do Ipeci

Professor doutor Luís Felipe destacou os agravantes da crise da biodiversidade e a importância da preservação do ecossistema

Com o objetivo de mostrar o que vem ocorrendo com a biodiversidade e explicar maneiras de mitigar os danos causados, foi realizado, ontem, o seminário “Crise da biodiversidade biológica global e os impactos no ecossistema”. O evento foi promovido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) da UNISANTOS.

 

Doutor em Ciências Biológicas, o professor Luís Felipe de Almeida Duarte, docente dos cursos de Biologia, Farmácia e Nutrição da UNISANTOS, iniciou sua fala explicando os fatores que contribuíram para essa crise na biodiversidade. Dentre eles, o crescimento populacional desenfreado e a Revolução Industrial, que gerou tecnologias ruins.

 

Duarte ainda explicou que hoje os principais agravantes dessa crise são as mudanças climáticas, a perda do habitat, poluição, espécies invasoras, exploração em excesso e o aquecimento global. “Essa crise vai além dos animais, ela se estende para plantas, invertebrados e todas as outras classes. Por isso, é importante a preservação”.

 

CUIDADOS – O professor elencou alguns modos de proteger o que ainda resta da biodiversidade. Alguns pontos destacados foram a redução do consumismo, a produção de maneira sustentável e a diminuição das mudanças climáticas.

 

SAÚDE ÚNICA – Conceito recente no meio ambiental, o docente explicou que a ‘Saúde Única’ se trata de uma ideia em que todos os seres têm uma interconexão em suas saúdes, com a necessidade de serem tratadas como uma só.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!