Dom Tarcísio Scaramussa é o novo bispo da Diocese de Santos

Dom Tarcísio Scaramussa
dom-jacyr
Dom Jacyr Francisco Braido

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (6), dom Tarcísio Scaramussa como o novo bispo da Diocese de Santos. A decisão está baseada no pedido de renúncia de dom Jacyr Francisco Braido, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade.

“A UNISANTOS recebe a notícia com muita alegria e saúda o novo bispo”, declara o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, que agendará uma data para a cerimônia de apresentação de dom Tarcísio Scaramussa como o novo chanceler da Universidade. Ele lembra que a instituição se coloca ao lado de dom Jacyr Braido frente aos desafios futuros.

Dom Tarcísio – Bispo coadjutor da Diocese de Santos, desde 16 de julho de 2014, dom Tarcísio Scaramussa é  natural de Vargem Alta (ES).  Nasceu em 19 de setembro de 1950. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2008, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI, como bispo auxiliar de São Paulo. Em sua missão episcopal, dom Tarcísio exerceu a função de vigário episcopal da Região Sé, secretário do regional Sul 1 da CNBB, bispo referencial para o Setor Universidades, Ensino Religioso, Dimensão Bíblico-catequética e Setor Juventude, também na CNBB.

Leia a saudação de dom Tarcísio à Diocese de Santos.

Saudação à Diocese de Santos

Aos irmãos e irmãs da Igreja de Santos,

graça e paz no Senhor.

Quando iniciei meu ministério nesta Igreja de Santos, enviado pelo Papa Francisco como bispo coadjutor, recordei suas palavras que assumi como um inspiração para esta missão:

. Recordar sempre que “no início de nosso caminho vocacional, há uma eleição divina. Fomos chamados por Deus, e chamados para permanecer com Jesus…”

. Recordar sempre que somos chamados para anunciar o Evangelho: Não se trata simplesmente de abrir a porta para acolher, mas de sair pela porta afora para procurar e encontrar…. Decididamente pensemos a pastoral a partir da periferia, daqueles que estão mais afastados, daqueles que habitualmente não frequentam a paróquia. Também eles são convidados para a Mesa do Senhor”.

. E recordar sempre que somos chamados a promover a cultura do encontro:“Temos de ser servidores da comunhão e da cultura do encontro…. O encontro e o acolhimento de todos, a solidariedade e a fraternidade são os elementos que tornam a nossa civilização verdadeiramente humana”.

Estas palavras continuam bem vivas em minha mente e em meu coração, agora confirmado como Bispo Diocesano de Santos. Penso que elas resumem a proposta da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, oferecida pelo Papa Francisco como um programa de governo (Cf. EG 25).

Renovo minha disponibilidade para servir a todos, vivendo em comunhão, na diversidade de carismas e ministérios, e no diálogo com todos, dentro e fora da Igreja. Junto com os presbíteros – colaboradores mais imediatos no pastoreio do povo de Deus, a quem servimos “na pessoa de Cristo cabeça” -, com os diáconos, e com todos os fiéis leigos e leigas, guiados pelo Espírito Santo, queremos ser uma Igreja acolhedora, missionária, misericordiosa e servidora dos pobres, na fidelidade ao Evangelho.

Penso que meu lema episcopal “E habitou entre nós” (Jo 1,14), pode também ser inspirador para toda a nossa Igreja neste momento, pois nos recorda a encarnação de Jesus Cristo que veio a nós como missionário do Pai. Somos chamados a continuar a missão que nos deixou, indo ao encontro das pessoas, em especial dos pobres e dos que se encontram nas periferias da vida! Tarefa que exige conversão pastoral, para termos “a mesma generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por nós se tornou pobre para nos enriquecer com sua pobreza” (Cf. 1 Cor 8,9).

Confio-me à oração de todos e à proteção de Maria, Mãe da Igreja e Auxiliadora, Senhora do Rosário, patrona da Diocese.

Santos, 06 de maio de 2014