Dom Tarcísio Scaramussa assume como o novo bispo coadjutor de Santos

Missa
Celebração é marcada pela fé e emoção

Com o lema episcopal “E habitou entre nós”, Dom Tarcísio Scaramussa foi recebido em clima de festa pela Diocese de Santos e empossado como bispo coadjutor, no sábado (13), no Mendes Convention Center. Ele chega com a missão de auxiliar o bispo diocesano Dom Jacyr Francisco Braido, chanceler da UNISANTOS, nos trabalhos pastorais e com direito à sucessão. Também assumiu, por decreto lido durante a cerimônia, a função de Vigário Geral.

 

“A Diocese de Santos está em festa. Hoje, acolhemos com muita alegria o nosso bispo coadjutor Dom Tarcísio Scaramussa”. Assim, teve início a solene celebração eucarística, com as presenças do arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que presidiu a Missa Solene; do arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, bispos e padres de diferentes cidades, leigos, familiares de Dom Tarcísio, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, vereadores e secretários municipais de região.

 

dom-jacyr
Dom Jacyr Francisco Braido
dom-tarcisio
Dom Tarcísio Scaramussa

O bispo Dom Jacyr Braido lembrou do seu próprio lema episcopal “Alegres na Esperança”, para dar as boas-vindas durante a celebração.  Ele lembrou da sua trajetória, quando há 20 anos chegou para assumir como bispo coadjutor, ao lado do bispo Dom David Picão. Durante as saudações, o prefeito de Santos representou as autoridades civis; a professora Maria Helena de Almeida Lambert, ex-reitora da UNISANTOS, representou os leigos; a Irmã Thereza Pivesan, os religiosos e religiosas; e o padre Caetano Rizzi, os presbíteros e diáconos, momento em que lembrou das atribuições do futuro bispo diocesano, inclusive nas funções junto à UNISANTOS e o Liceu Santista.

 

Universidade – Durante entrevista coletiva, na sexta-feira (12), Dom Jacyr falou da alegria em receber Dom Tarcísio e do papel que ele desempenhará ao seu lado nas ações pastorais. Em relação à UNISANTOS, ele afirmou que ele irá se integrar de forma muito rápida, por conta da sua experiência na área da Educação. “Vou dividindo com ele todas as responsabilidades e abrindo espaço para que ele, com a sua experiência, possa ajudar a levar a Universidade a frente na sua missão”, disse.

 

Especialista em Orientação Educacional, Dom Tarcísio ressaltou a importância do papel dos professores e funcionários que atuam em uma instituição de ensino católica, na construção de uma nova sociedade e de uma cultura de inclusão, com justiça, solidariedade, fraternidade, além do trabalho pela paz, pelo diálogo e entendimento entre todos. Lembrou, ainda, que a Igreja conta com os profissionais da área educacional para contribuir com o diálogo entre a fé a ciência. “Que a Universidade que tem a identidade católica possa realmente ser o testemunho do Evangelho. Que o Senhor abençoe a todos que atuam neste espaço. Estou disponível para colaborar e conto com a ajuda de todos naquilo que compete a minha missão de bispo coadjutor. Vou aprender na universidade da vida e com a Universidade que pode nos assessorar neste trabalho de Evangelização”, destacou.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!