DIREITO – Juiz Leonardo Grecco compartilha sua experiência no Tribunal Penal Internacional, em Haia

O juiz Leonardo Grecco

“O Brasil e a Justiça Internacional: Conexões com o Tribunal Penal Internacional”. Esse foi o tema da palestra do juiz Leonardo Grecco, na última quarta-feira (6), para os estudantes do curso de Direito da UNISANTOS. Ele contou a sua experiência, durante seis meses, no Tribunal Penal Internacional, em Haia, e falou sobre a complexidade na cooperação entre países para a resolução de conflitos internacionais e a importância da responsabilidade penal individual em casos de genocídios e crimes de guerra.

 

Membro da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Internacional de Direitos Humanos do TJ-SP e do Programa Profissional Visitante do Tribunal Penal Internacional, em Haia, o juiz explicou o funcionamento da corte penal internacional, que foi criada por meio do Estatuto de Roma, em 1998, e entrou em vigor, em 2002, com o objetivo de julgar crimes de agressão, crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade.

 

O juiz Leonardo Grecco deu dicas aos estudantes interessados no Direito Internacional, inclusive para conhecerem mais o próprio Tribunal Penal Internacional.

 

O evento, que contou com a mediação do coordenador do curso de Relações Internacional, Fabiano Lourenço de Menezes, integrou o Fórum de Atualidades, realizado em parceria com o Grupo Tribuna por conta da Cátedra Giusfredo Santini.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!