Formada pelos estudantes do 1º semestre do curso de Ciência da Computação da UNISANTOS, Henry Mitsuo Kasai, Leonardo Wright Lima e Matheus Gois Rocha, a equipe “Random Trio” foi a grande vencedora da XV Maratona de Programação Santo Scuderi realizada, no sábado (21). Divididos em 30 equipes, a competição reuniu 90 estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade, e da FATEC de Praia Grande.
A equipe vencedora, que representará a instituição na XXVII Maratona de Programação, da Sociedade Brasileira de Computação, no mês de outubro, resolveu os oito problemas em três horas e 25 minutos. A segunda e a terceira colocação também ficaram com estudantes da UNISANTOS. O time “Não temos ideia de nome” foi formado pelos alunos Gabriel Carvalho Santana, Gabriel Ferreira Pereira e Vitor Cordeiro Paes Prieto. A equipe “Os Magrão” foi formada por Guilherme Evangelista dos Santos Fittipaldi Barros, Henrique Rinaldi Gomes Ricardo e Renato Santos Carvalho.
Avaliados pelos docentes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, os professores mestres Ciro Cirne Trindade e Thiago Ferrauche, os participantes tiveram como desafio solucionar oito problemas no menor tempo possível, utilizando as linguagens Java, C++ e Phyton, além de conhecimentos de ordenação, manipulação de strings, vetores, matrizes, álgebra, estatística, grafos e algoritmos gulosos.
EVENTO– Na sua XV edição, a Maratona Santo Scuderi contou com o patrocínio da ConsulData, Contele, DevMagic, Inpulso, ModalGR, PROCFIT e AGE Technology, empresa desenvolvedora da SOC (Software Integrado de Gestão Ocupacional). Além disso, a disputa possibilitou uma experiência de competição aos estudantes, fazendo com que eles tivessem liberdade e criatividade para solucionar as questões de programação sob pressão.
SANTO SCUDERI – O nome da maratona é uma homenagem ao professor mestre Santo Scuderi, que ministrava aulas nas áreas de Computação e Matemática na UNISANTOS. Ele faleceu em 2008, deixando viva a vontade de realizar uma maratona interna de programação na Universidade.