Estudantes e jovens pesquisadores, envolvidos em projetos sobre cronobiologia, sono, ecologia humana e áreas correlatas são o público-alvo da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Ecologia do Sono Humano e Ritmos Biológicos (ESPCA), parceria entre a UNISANTOS e USP, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Temas como a ontogenia do ritmo circadiano, resultados de estudos epidemiológicos do sono, carga horária de trabalho, saúde e o timing da vida em sociedade fazem parte do conteúdo que será desenvolvido por pesquisadores do Brasil e de outros países.
Serão oferecidas 100 vagas, sendo 50 para estrangeiros e 50 para brasileiros, que estejam matriculados em cursos de pós-graduação. Os benefícios oferecidos são passagens aéreas, despesas de transporte terrestre local (aeroporto-hotel) e diárias em São Paulo. O comitê organizador avaliará as inscrições com base no histórico acadêmico e nas cartas de recomendação e motivação de cada candidato, e anunciará os participantes selecionados no final de abril. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março pelo https://espcachrono.wixsite.com/school-of-advanced.
O comitê organizador é formado pelos professores doutores Elaine Cristina Marqueze, do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da UNISANTOS e líder do Grupo de Estudos em Cronobiologia e Sono da UNISANTOS ; Cláudia Roberto de Castro Moreno, da USP; Debra J. Skene, da Faculty of Health and Medical Sciences, da Universidade de Surrey, Reino Unido; e Mário Pedazzoli Neto, da USP.