Convênios estimulam empreendimentos solidários em Caruara e na Nova Cintra

convenio-sociedade-melhoramentos2
Durante as assinaturas, presidente da Nova Cintra, Márcia Barros; reitor Marcos Medina; diretora do Ipeci, Adriana Florentino; e vice-presidente de Caruara, Antonio Guirle

A UNISANTOS firmou acordos de cooperações técnicas e científicas, ontem (3), com a Sociedade de Melhoramentos do bairro do Caruara, na área continental de Santos, e com a Sociedade de Melhoramentos do Morro da Nova Cintra. O objetivo é a realização de projetos, ações e pesquisas com a participação de acadêmicos, pesquisadores e membros das comunidades. Para isso, já foram aprovados recursos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico (CNPq) e quatro empreendimentos solidários irão dar início às parcerias.

Subprefeito de Caruara, o coronel Cláudio Marques Trovão disse que o convênio tem o significado de um enorme avanço na área social. “A Universidade tem muito a oferecer e beneficiar com as questões técnicas de pesquisa para que possamos desenvolver projetos que vão ao encontro das necessidades da comunidade”. Vice-presidente da sociedade de melhoramentos do bairro, Antonio Aparecido Guirle acredita no apoio da instituição para contribuir com uma das principais necessidades da comunidade, que é qualificação para a geração de renda.

convenio-sociedade-melhoramentos1
Representantes das comunidades e equipe técnica da UNISANTOS participam das formalizações dos convênios

GERAÇÃO DE RENDA – Presidente da Sociedade de Melhoramentos do Morro da Nova Cintra, Márcia Sofia Carvalho de Azevedo Barros acredita que por meio do apoio da Universidade a comunidade poderá se desenvolver mais. Ela também citou que o foco na geração de renda será fundamental para que o bairro possa realmente crescer tanto nos aspectos sociais quanto econômicos. “Queremos que essa experiência também possa ser estendida para todos os morros”.

Representante da Diretoria de Ensino de Santos, Nurcy Brito dos Santos Cordeiro, diretora da unidade estadual “Escola Judoca Ricardo Sampaio Cardoso”, disse que a parceria é muito importante, pois com o conhecimento técnico a instituição poderá contribuir para a qualificação profissional e desenvolvimento de projetos como o que já é desenvolvido no bairro, que trata das ações de turismo de base comunitária.

Para o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, esta é mais uma das ações sociais da UNISANTOS, única instituição confessional e comunitária da região, ou seja, pública não-estatal. Ele disse que as parcerias, que envolvem diferentes áreas de conhecimento e estão sob a coordenação do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), representam mais diferenciais que somam-se a outros projetos que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.

EQUIPE – A equipe técnica da UNISANTOS, que desenvolverá os projetos por meio do Ipeci, é composta pelos professores Hamilton de Almeida Duarte, Rosangela Ballego Campanha, Dalva Mendes Fernandes, Michele Leiko Uemura e Adriana Florentino de Souza. Também compõe a equipe  técnica, a bióloga Adriana Regina Stucchi Guimarães.

Participaram também da cerimônia de assinatura representantes das comunidades e membros das sociedades de melhoramentos.