DIA MUNDIAL DA PAZ 2012:
Educar os jovens para a Justiça e a Paz!
Educar os jovens para a Justiça e a Paz!
Iniciamos 2012. Como acontece desde 1 de janeiro de 1968,o primeiro dia do ano civil, é chamado DIA MUNDIAL DA PAZ. A iniciativa foi do Papa Paulo VI. Em mensagem de 8 de dezembro de 1967, Paulo VI escreveu: ",Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, a cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo. Que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro",.
Este seu desejo, de fato, aconteceu e continua acontecendo. Ele próprio, publicou 11 mensagens para este dia, sendo a Primeira (em1968): ",O Dia da Paz",. E sua última, em 1978: ",Não à violência, sim à Paz",. João Paulo II publicou 27 mensagens. A primeira (em 1 janeiro de 1979) tinha como título: ",Para alcançar a Paz, educar para a Paz", e sua última mensagem (em 1 de janeiro de 2005): ",Não te deixes vencer pelo mal, vence antes o mal com o bem",. Bento XVI já escreveu 07 mensagens, sendo a primeira, em 2006: ",Na verdade, a Paz",.
Sua mensagem para 2012 se refere aos jovens: ",Educar os jovens para a justiça e a paz",! Prepara assim o caminho para o JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, em 2013, que será celebrada no Brasil.
Bento XVI destaca na sua Mensagem: ",As preocupações manifestadas por muitos jovens nestes últimos tempos exprimem o desejo de poder olhar o futuro com fundada esperança. Na hora atual, são muitos os aspectos que os trazem apreensivos: o desejo de receber uma formação que os prepare de forma mais profunda para enfrentar a realidade, a dificuldade de formar uma família e encontrar um emprego estável, a capacidade efetiva de intervir no mundo da política, da cultura e da economia contribuindo para a construção de uma sociedade de rosto mais humano e solidário",.
Responsáveis para acompanhar esta EDUCAÇÃO e este crescimento são a FAMÍLIA, e todas as Instituições com tarefas EDUCATIVAS. Em nossa Diocese de Santos, as famílias são estimuladas pela Pastoral Familiar a desenvolverem esta missão. Nossas Instituições de Ensino, como o Liceu Santista e a Universidade Católica de Santos, mantidas pela nossa Sociedade Visconde de São Leopoldo, (que acaba de comemorar 60 anos de sua fundação por Dom Idílio José Soares (em 28 de agosto de 1951) se empenham com seriedade nesta tarefa.
Lembramos ainda o Colégio São José (das Irmãs de S. José de Chambéry), o Colégio Stella Maris (das Cô,negas de Santo Agostinho), o Colégio Coração de Maria (das Irmãs do Imaculado Coração de Maria), o Colégio Nossa Senhora da Divina Providência (das Irmãs Mestras Pias Filippini, em Peruíbe), o Colégio Passionista S. Gabriel (em S. Vicente) e o Colégio Passionista Santa Maria (em Praia Grande) das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz, e a Escola profissionalizante Irmã Dolores (em S. Vicente). Importantes são todas as Escolas públicas e mesmo particulares e mantidas por outras instituições, como o Colégio e Universidade Santa Cecília.
A Diocese de Santos tem sua programação para 2012. Destaco como importante para a educação dos jovens, a Pastoral da Juventude e a dedicação de nossas paróquias e sacerdotes. As paróquias se programam e levam adiante esta missão, nas Regiões Pastorais. Os sacerdotes buscam crescer na experiência e estudo para compreender e ajudar os jovens. A programação diocesana para 2012 prevê uma Semana Teológica para o Clero, nos dias 13 a 15 de março, com o tema: ",Desafios Pastorais à luz das Diretrizes",, em que se destacarão elementos importantes para a educação dos jovens. Importante também a JORNADA DE ESTUDOS PASTORAIS (JEP) de 29 de março próximo, por exemplo, onde se apresentará a questão difícil e espinhosa do Tráfico de Seres Humanos, em que os/as jovens se encontram envolvidos/as.
Temos ainda o desafio do tráfico de drogas. No Documento de Aparecida se propõe uma reflexão-ação sobre este tema cruciante: ",O problema da droga é como mancha de óleo que invade tudo. Não reconhece fronteiras, nem geográficas, nem humanas. Ataca igualmente a países ricos e pobres, a crianças, a jovens, a adultos e idosos, a homens e mulheres. A igreja não pode permanecer indiferente diante deste flagelo que está destruindo a humanidade, especialmente as novas gerações. Sua tarefa se dirige em três direções: prevenção, acompanhamento e apoio das políticas governamentais para reprimir essa pandemia", (DAp, 422).
Bento XVI, nesta sua Mensagem aponta para estas tarefas: educar os jovens para a Verdade e a Liberdade, para a Justiça e a Paz. Sem a verdade, não sabemos o que é pessoa humana e qual seu destino. É na relação com Deus que o homem encontra também o significado de sua liberdade. A justiça não é simples convenção humana de direitos e deveres, mas antes de tudo, relações de gratuidade, misericórdia e comunhão: ",Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados", (Mt. 5,6). A paz é fruto da justiça e efeito da caridade.
O papa, ao terminar sua mensagem se dirige aos jovens: ",Queridos jovens, vós sois um dom precioso para a sociedade. Diante das dificuldades, não vos deixeis invadir pelo desânimo… Não tenhais medo de vos empenhar, de enfrentar a fadiga e o sacrifício, de optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação… Vivei intensamente essa fase da vida, tão rica e cheia de entusiasmo",.
Neste sentido, iniciemos com entusiasmo 2012: FELIZ ANO NOVO!
Dom Jacyr Francisco Braido, CS
Bispo Diocesano de Santos