59a AG CNBB – Em mensagem aos brasileiros, bispos demonstram preocupação com as Fake News, a manipulação religiosa e as ameaças à democracia

Reunidos na 59ª Assembleia da Conferência Geral dos Bispos do Brasil, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Aparecida,  o episcopado brasileiro elaborou uma mensagem ao povo brasileiro sobre o momento atual. No documento, os bispos ressaltam o compromisso com a promoção, o cuidado e a defesa da vida, e a necessidade de um pacto nacional para proteger a democracia. 

 

Na carta é enfatizado o descuido com a terra, a flexibilização da posse e porte de armas que ameaçam o convívio social, além do desemprego, da fome e da falta de acesso à educação. No documento, destaca-se: “Ao comemorarmos o bicentenário da Independência do Brasil, é fundamental ter presente que somos uma nação marcada por riquezas e potencialidades, contudo, carente de um projeto de desenvolvimento humano, integral e sustentável”.

 

Ao anunciarem o compromisso com a cultura do diálogo e do encontro, os bispos denunciam os perigos da manipulação religiosa e da propagação de fake News: “É motivo de preocupação a manipulação religiosa e a disseminação de fake News que têm o poder de desestruturar a harmonia entre pessoas, povos e culturas, colocando em risco a democracia. A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade.”

 

Por conta da polarização no âmbito da política, o processo eleitoral também é motivo de preocupação. Neste sentido, os bispos fazem um apelo a toda a sociedade. “Mesmo com todos esses desafios, a dinâmica da democracia nos coloca, mais uma vez, num processo eleitoral.  Assim, conclamamos, mais uma vez, toda a sociedade brasileira a participar ativa e pacificamente das eleições, escolhendo candidatos e candidatas, para o executivo (presidente e governadores) e o legislativo (senadores e deputados federais, estaduais e distritais), que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da Casa Comum”. 

 

Para acessar a carta, clique AQUI.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!