Cine Jovem e estudo do meio dão início a novas atividades na Fortaleza da Barra

O Centro de Ciências da Educação inicia neste sábado (5) uma série de atividades na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá. A partir das 9 horas, o curso de Filosofia promove o Cine Jovem, com apresentação do filme Sócrates, do italiano Roberto Rossellini. No mesmo horário, o curso de Ciências Biológicas realiza trabalho de campo com os alunos do 5&ordm, semestre, envolvendo as disciplinas de Ecologia, Zoologia dos Vertebrados e Fisiologia Vegetal.

As ações dão início a um plano de atividades acadêmicas na Fortaleza da Barra, durante todo o ano, que envolvem também os cursos de História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Tradução.

Fortaleza
Construída em 1584 para defender a cidade de Santos e região, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, o mais importante conjunto arquitet&ocirc,nico-militar do século XVI, foi restaurada graças ao trabalho da UNISANTOS. Em busca da união de forças para sua recuperação, a Universidade promoveu, em 1993, a assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto do Patrim&ocirc,nio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Prefeitura Municipal do Guarujá.

Hoje, completamente recuperada, a Fortaleza de Santo Amaro é palco de manifestações artístico-culturais, objeto de estudo para diversas áreas do conhecimento e local para o desenvolvimento de trabalhos comunitários da UNISANTOS.  A instituição é responsável pelas visitas monitoradas e administra os espaços na realização de atividades com a própria comunidade da Praia de Santa Cruz dos Navegantes, bairro vizinho ao monumento.