Mais de 60 trabalhos de 120 autores foram apresentados durante da XIII Jornada de Iniciação Científica do Ensino Médio e da VIII Mostra Científica do Ensino Médio, no último dia 17. Elas integraram a XIII Semana de Ciência e Tecnologia da UNISANTOS. Por meio de banners, os jovens contaram a trajetória da pesquisa e explicaram como chegaram nos resultados. Familiares e amigos prestigiam os eventos que foram finalizados com a entrega de medalhas.
Os eventos reuniram os trabalhos desenvolvidos ao longo de um ano na UNISANTOS, sob a orientação de professores pesquisadores da instituição. Também contou com a participação de trabalhos desenvolvidos nas escolas parceiras, com a orientação de professores das respectivas unidades educacionais.
OPORTUNIDADE – Com a pesquisa baseada nos limites entre discurso de ódio e liberdade de expressão, Maria Eduarda de Almeida Domingos, da ETEC Dra. Ruth Cardoso, demonstrou como a prática dos direitos humanos pode contribuir para uma sociedade mais justa e pacífica. Orientada pela professora doutora Angela Limongi Alvarenga Alves, ela disse que estava muita grata pela oportunidade de desenvolver o projeto e que pretende cursar Direito na UNISANTOS.
Com o tema “Tecnologia, cidades inteligentes e mobilidade urbana no deslocamento de estudantes do ensino médio em Santos”, a estudante Ana Luísa Villas Boas Simões realizou uma pesquisa entre os jovens, sob orientação do professor doutor Jhonnes Alberto Vaz. Além de avaliar as soluções tecnológicas, como aplicativos de transporte público, e chegar ao resultado de que contribuem para o deslocamento das pessoas, o estudo revelou que os meninos preferem se locomover de bicicleta, patinete, skate entre outros, e a meninas priorizam carro, ônibus e VLT.
DESAFIOS – Compreender como o saneamento básico em Cubatão está em relação ao que prevê os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi o proposta da pesquisa “As políticas públicas do município de Cubatão em consonância com as metas 6.1, 6.2 e 11.1 da Agenda 2030”, da estudante Giovanna Mirella de Lima, da Escola Estadual Martim Afonso. Orientada pela professora doutora Zahra Adnan Kabbara de Queiroz, os resultados demonstraram que são muitos os desafios para que o município possa atingir as metas.
“O podcast e o jovem: O consumo de áudio em tempos de mídias digitais” foi o tema da pesquisa do estudante Arthur Santos do Nascimento, da ETEC Aristóteles Ferreira. Com os objetivos de conhecer as preferências e hábitos de consumo dos jovens em relação a podcast e a sua produção na região, ele, orientado pelo professor mestre Robnaldo Fidalgo Salgado, chegou ao resultado de que esse tipo de mídia atrai os jovens pelo formato e facilidade de acesso. “Eles preferem ouvir programas de entretenimento, esporte, música e jogos. Verificou-se, ainda, que na região não há programas com periodicidade e voltados exclusivamente para esse público”, disse.
“Fazendo este trabalho, me aprofundei bem mais na área que eu gosto, aprendi muito e consegui desenvolver minhas habilidades”, disse o estudante Raphael dos Santos Ferreira de Souza, da Escola Estadual Leopoldo José de Sant’anna. Como o tema “Game Hacking: jogo digital para o levantamento de temas geradores”, ele desenvolveu uma história com ações da vida real e as suas possíveis consequências. “Estudamos os temas geradores e teorias de Paulo Freire e Papert, para criar a cultura hacker da educação. E na parte prática eu migrei entre algumas plataformas para dar mais vida e interatividade à história”, explicou o estudante que foi orientado pelo professor doutor Thiago Ferauche.