BEM-ESTAR – Dinâmicas, palestras e oficinas integraram a programação da Jornada Antiestresse e da Psicoeducação, promovida pelo curso de Psicologia da UNISANTOS

Oficina de Burnout utilizou a musicoterapia para despertar o autoconhecimento

Com o objetivo de apresentar ‘caminhos’ para que o jovem possa lidar com as emoções nos diferentes momentos da vida, o curso de Psicologia da UNISANTOS realizou, na quarta-feira (30), a Jornada Antiestresse e da Psicoeducação. Organizado pelos docentes e estudantes, nos períodos matutino e noturno, a programação contou com dinâmicas e palestras que abordaram temas como Depressão, Estresse, Pânico e Burnout. Também foram realizados testes para verificar os níveis de ansiedade.

 

Utilizando a musicoterapia, a oficina de Burnout teve como proposta que os participantes focassem em seus corpos, valorizando o tempo presente e seguindo, com movimentos, o ritmo da música. Eles compartilharam experiências e puderam entender o que é realmente burnout, um distúrbio psíquico ocasionado por uma exaustão extrema.

 

Gabriel Luiz, do curso de Publicidade, considerou as atividades extremamente relevantes
Hozana Felix Moura Souza foi uma das organizadoras da atividade relacionada ao Burnout

Do 6º semestre de Psicologia, Hozana Felix Moura Souza foi uma das organizadoras da atividade relacionada ao Burnout.  Ela contou que o tema surgiu durante uma conversa em sala de aula e este foi considerado um dos mais relevantes. “Cada subgrupo separou artigos, fez um estudo mais profundo para gente trazer não só o tema, mas algo além. A gente teve que pensar em muitos detalhes. Foi tudo preparado com muito carinho”, disse.

 

Estudante do 2° semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Alicia Vitória de Assis Chioro participou da oficina do Burnout e ficou muito satisfeita com a experiência e considerou que discutir o tema no ambiente acadêmico é muito importante. “Achei muito divertido e muito acolhedor conversar com pessoas que sabem mais do assunto”.

 

Do 8º semestre do curso de Direito, João Pedro Henrique Nascimento de Abreu e Eduarda Cicon Emidio dos Santos, participaram das atividades e consideraram que o evento é muito importante na universidade porque os jovens estão cada vez mais ansiosos.

 

A oficina de Estresse tratou sobre o transtorno e modos de combatê-lo

ESTRESSE – Resposta do corpo a situações desafiadoras, a oficina de Estresse tratou sobre o transtorno e modos de combatê-lo. A atividade foi focada na respiração, onde os participantes se concentravam apenas no momento, com o objetivo de relaxar. Os estudantes deram dicas de como evitar o estresse. Dentre elas, atividade física, otimização do tempo e meditação. Por fim, os integrantes desenharam na lousa o que os deixavam felizes.

 

Para o estudante do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, Gabriel Luiz Viana e Silva, as atividades são de extrema importância, pois são temas que afetam muitas pessoas. Ele lembrou que depois da pandemia de Covid 19, os casos de depressão e ansiedade aumentaram muito, principalmente entre os jovens.

 

Estudante do 2º semestre de Psicologia, Giovanna Carvalho e Silva gostou da iniciativa do curso em promover as atividades e disse que elas acabam contribuindo também para a integração entre os cursos, sem contar o quanto agrega para a formação do futuro psicólogo.

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!