Alunos de Engenharia de Petróleo e de Ambiental visitam terminal da Petrobras

DSC01337Alunos do 9º semestre do curso de Engenharia de Petróleo e do 1º semestre de Engenharia Ambiental da UNISANTOS realizaram uma visita técnica, no dia 7 de abril, ao Terminal de Distribuição de Derivados de Petróleo da Petrobras, o TECUB, em Cubatão. A visita dos estudantes integrou parte dos estudos da disciplina Gestão de Logística, Armazenamento e Terminais.

Acompanhados pelo professor mestre Jeová Alves Araújo, coordenador do curso de Engenharia Portuária e docente DSC01325dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Produção e de Petróleo, os futuros engenheiros foram recebidos pelo gerente da empresa, o engenheiro Geraldo Marchesan Bellaguarda.  Ele conduziu o grupo durante a vistoria e proferiu uma palestra sobre o funcionamento da unidade, a qualidade dos serviços prestados, e os cuidados com a segurança das operações ali realizadas.

Os alunos também visitaram a área de tancagem da empresa, onde observaram as operações dos serviços de manutenção de tanques, bacias de contenção, dutovias, galerias para dutos, e das plataformas de carregamentos de veículos rodoviários e do pipe-rack, que funciona de base para armazenamento de tubos e está em processo de construção no local. Além disso, verificaram como é realizado o processo de carregamento de uma carga, desde as manobras efetuadas pelo veículo que transporta o material até a necessidade de aterramento.