As atividades fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), fruto de parceira entre a UNISANTOS e a Capes/MEC. A ação integra o trabalho desenvolvido por meio do subprojeto Letras/Inglês, sob a responsabilidade do coordenador do curso, professor mestre José Martinho Gomes. Segundo ele, o projeto representa um ganho na formação dos alunos-bolsistas da Universidade e contribui muito para a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas.
Professora de Inglês e bolsista do projeto na escola, Thais Jesus de Oliveira da Silva disse que a atividade foi muito importante, pois os alunos conheceram uma nova realidade e perceberam a importância do idioma. Ela destacou ainda que os bolsistas da UNISANTOS têm contribuído para o aprendizado dos alunos e a interação é rica, pois eles também ficam mais próximos da realidade em sala de aula.
Para a aluna do curso de Letras, Priscilla Reis Esteves Maria, a experiência já fez com que ela pensasse em atuar com esta faixa etária, o que não imaginava há tempos atrás. Segundo ela, todas as atividades são registradas em forma de relatórios diários, semanais e semestrais. “Contribuímos em diferentes projetos e desenvolvemos atividades lúdicas, com música, dança e jogos educativos”, destacou.
Jorge Luiz de Oliveira também está no 3º, semestre do curso de Letras. Ele disse que o trabalho é muito gratificante e que a experiência está sendo um diferencial para a sua formação. Destacou, ainda que, de forma interativa e dentro de uma proposta construtivista, o projeto orienta, ajuda o aluno a ter mais embasamento teórico e prático.
Aprendizado – Lucas Reis Luiz de Lira, 12 anos, estava animado com a atividade e disse que aprendeu sobre o clima dos países, os esportes, danças e músicas que são bem diferentes do que ele conhecia. Aos 14 anos, Euline da Conceição contou que o que mais chamou a atenção foi a Universidade. Disse que tem muita vontade de aprender Inglês e a atividade ajudou bastante para isso.
Projeto – Única na região selecionada para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes/MEC, a UniSantos teve o projeto aprovado integralmente. Em agosto do ano passado, os primeiros 129 alunos dos cursos de Licenciatura foram selecionados e deram início às atividades nas escolas municipais Florestan Fernandes, Mário de Almeida Alcântara, Martins Fontes e Vinte e Oito de Fevereiro.
O trabalho da UNISANTOS na formação de professores, há mais de 50 anos, foi fundamental para a aprovação do projeto. Uma equipe foi formada para essa concepção, com a participação dos professores Roseane Marques da Graça Lopes, Fábio Maimone, Apareceda Maria Meneguim, Cléber Ferrão Correa e Rosangela Ballego Campanha.