Traduzir todo o conhecimento técnico em receitas que valorizam desde a apresentação e a harmonização das cores do prato até a união de sabor e textura dos ingredientes. Esse foi o desafio enfrentado pelos alunos do 4º semestre do curso de Gastronomia na aula final da disciplina Garde Manger, ministrada pela professora mestre Jacqueline Monica Pagliuso Venturoso Barauna.
Cada grupo escolheu um tema e desenvolveu a apresentação, com canapés, sanduíches, saladas e outras comidas frias, sobre um espelho. Foram apresentadas propostas com os seguintes temas: Calçadão de Santos, Emissário Submarino, Natal, Frutos do Mar, Orquidário, Brasília e Alice no País das Maravilhas. “Esse trabalho aplica o conceito de todo o semestre e mede a desenvoltura dos alunos em colocar toda a criatividade no espelho (a apresentação dos pratos é montada sobre um espelho)”, explica a professora.
Integrante da equipe que apresentou o espelho com o tema do Natal, Eron Willy Theobaldino Bobek disse que o preparo exigiu foco total da equipe, mas por outro lado o resultado expôs a evolução de cada integrante na técnica. “Esse trabalho é muito importante por ser minimalista e exigir atenção em todos os detalhes. É um aprimoramento dentro da área”, definiu.
Priscilla Sarah Linz Messaros também considerou o trabalho interessante, pois o processo é bastante desafiador desde a higienização do espelho até a montagem da apresentação, com a qual busca-se transmitir uma mensagem. Seu grupo trabalhou com o tema da cidade de Brasília e Priscilla destacou a importância da apresentação. “As pessoas usam os cinco sentidos na hora de se alimentar, então é uma coisa que eu acho bastante interessante”, concluiu.