Alunos de Farmácia e Nutrição participam de campanha para doação de medula óssea

CAMPANHA-MEDULA-OSSEA
Parte do grupo de alunos que participa da campanha de doação

Uma campanha intitulada #somostodoscecilia, que teve início nas redes sociais, mobilizou alunos dos cursos de Farmácia e Nutrição da UNISANTOS. Sensibilizados com o estado de saúde da professora Cecília Bianchi, que tem leucemia e depende de um transplante de medula para a cura, mais de 60 alunos se mobilizaram e fizeram a coleta de uma amostra de sangue para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, no Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

 

A mobilização interna contou com a ação da coordenadora do curso de Farmácia, professora mestre Marlene Rosimar da Silva Vieira, que incentivou os alunos e esclareceu como se dá o processo de cadastro para o banco nacional de medula. Formada em Administração e aluna do 3º semestre do curso de Nutrição, Mayla Hipólito dos Santos diz que fez a doação pela motivação em ajudar a professora, mas sabe que a sua doação poderá salvar outras vidas. Ela acredita que falta mais informação sobre o assunto, por isso as pessoas não participam dessas ações. “Me senti muito bem. Valeu. Foi gratificante”.

 

Aos 18 anos, Mayra Ivonete Wessling, do 3º semestre do curso de Farmácia, conta que pretendia participar de uma campanha pelo cadastro de doadores de medula. Com a mobilização dos alunos, a vontade só aumentou, por isso foi com os colegas e fez a doação. Ela afirma que a discussão sobre o assunto na Universidade contribuiu para esclarecer algumas dúvidas, sendo que vale a pena enfatizar que a ação vai além de um caso, como o da professora, pois o cadastro poderá beneficiar outras pessoas que passam pelo mesmo problema.

 

Campanha – A campanha permanece e para quem pretende ajudar, basta se cadastrar no Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, na Rua Oswaldo Cruz, 197, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!