Incentivados pela UNISANTOS, que instalou no Laboratório de Informática o Jogo da Economia Brasileira e custeou parte das despesas (alimentação e transporte), os alunos participaram de oito jogos, durante dois dias, com o tempo em média de 1 hora em cada partida. Eles venceram equipes de instituições como Unitau, Universidade Federal do Vale do São Francisco e PUC/Campinas.
A Gincana é dividida em três níveis: controlar a recessão e a inflação do país, atingir a meta de inflação e o crescimento sustentável (quem tem o maior PIB). É um jogo é de ‘cartas’ no computador, onde os participantes têm que controlar a política econô,mica do país, com as variáveis macroeconô,micas.
Para os vice-campeões, que receberam medalhas, troféu, R$2 mil e um Ipod cada, a experiência foi a melhor premiação, pois o exercício de tomar decisões em pouco tempo contribui ainda mais para o aprendizado. “Durante o jogo dá para você ver bem como devem ser feitas as escolhas, em pouco tempo. É preciso estar preparado para arriscar”, destaca Gustavo Moreira, que é bolsista da Iniciação Científica na UNISANTOS.
O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo. Participam representantes dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Acre, Goiás, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro. Minas Gerais.