Para marcar o encerramento da campanha “Ação Solidária”, 41 alunos da Faculdade de Direito doaram sangue, no sábado (9), para o Banco de Sangue do Hospital Ana Costa. Organizado pela Associação Atlética Acadêmica Alexandre de Gusmão, o mutirão reuniu calouros e veteranos e teve o objetivo de conscientizar o jovem sobre a importância do ato de doar.
A iniciativa surpreendeu os calouros de maneira positiva. “Nunca imaginei que o trote estaria atrelado à solidariedade e achei bem legal”, comentou André Vostoupal. Também surpreso com a iniciativa, Juliano Castilho Soffner destacou a importância de ir além da diversão no trote. “Temos eventos para descontrair, mas acho interessante direcionar o trote para ações que podem contribuir com outras pessoas e a sociedade”, analisou.
A ação foi ainda um estímulo para que alguns jovens doassem sangue pela primeira vez. Foram os casos dos alunos do 1º, semestre, Caique Noah Xavier Gaspar Cruz, que revelou que não teria a iniciativa de ir sozinho, e Daniela Nostre Kseib. “É a primeira vez que eu dô,o e me senti muito bem fazendo uma ação dessas”, completou Daniela.
Os veteranos também aprovam o envolvimento da solidariedade no trote. Para a aluna do 3º, semestre, Karina Torres Motta Giangiulio, que mantém o hábito de doar sangue três vezes ao ano, essa iniciativa aproxima os alunos e tem um propósito. “A iniciativa promoveu integração, inclusive com criação de um grupo no facebook, e ainda teve uma finalidade”, salientou. Aluna do 5º, semestre, Veridiana Gallotti Bonavides Braga de Souza também valorizou a integração e a benfeitoria do ato. “Esse tipo de ação integra e é um incentivo para estimular a doação”, concluiu.
Campanha – Com o objetivo de estimular a cidadania e integrar calouros e veteranos, a Católica UNISANTOS promoveu a campanha “Ação Solidária”. Foram arrecadadas dezenas de produtos de higiene, alimentos, roupas para bebê e adultos, calçados e brinquedos.
Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santos, o material arrecadado será destinado a entidades sociais e aos desabrigados por conta das chuvas em Cubatão.