Aluno de Arquitetura e Urbanismo é finalista do prêmio internacional Salão Design

walter-barroso
Walter Barroso

Aluno do 9° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, Walter Barroso Neto é mais uma vez finalista do maior prêmio de Arquitetura da América Latina, o Salão Design MovelSul.  Concorrendo na categoria Móveis para Sala de Estar e Jantar, modalidade Estudante, a mesma em que foi o vencedor no ano passado, o universitário apresentou o projeto “Sofá Carbon” e tornou-se um dos nove finalistas da categoria em 2015.

Walter explica que a concepção do Sofá Carbon foi baseada no design escandinavo, que é simples e funcional. O diferencial da obra, segundo o autor, é a forma e leveza. Recém-chegado de Portugal, onde esteve durante seis meses na Universidade de Coimbra, por conta do programa de Mobilidade Acadêmica da UNISANTOS, ele destaca que a experiência fora do Brasil colaborou para sua nova criação.

“O contato com diferentes culturas e as visitas que realizei a outros países trouxeram inspiração não só para esse projeto, mas também para outros que ainda estão por vir neste ano”, explica o futuro arquiteto. Atuando desde 2012 no segmento de criação de móveis, Walter comenta que o curso de Arquitetura e Urbanismo e os estudos relacionados aos projetos arquitetônicos servem como inspiração. “É essa base que faz com que as ideias surjam”, conclui.

walter-carbonazul
“Sofá Carbon” é o projeto finalista

O resultado final do concurso será divulgado em agosto, em cerimônia de premiação realizada em São Paulo. Considerado o maior prêmio de design de produto da América Latina, o Salão é realizado desde 1988 pelo Sindmóveis, integrando criatividade e inovação tecnológica a móveis e acessórios por meio do design.

Prêmios – Em 2014, Walter conquistou o prêmio na categoria Móveis para Sala de Estar e Jantar, modalidade Estudante, no Salão Design MovelSul com o projeto “Poltrona Rô”. No mesmo ano, o estudante foi finalista do Prêmio Tok&Stok com a criação do “Banco Frisbee”.