ALDEIA – Estudantes de Biologia, História, Pedagogia e Letras participam de estudo do meio em aldeia indígena

Integração entre estudantes e indígenas
Indígenas prepararam acolhida

Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, História, Pedagogia e Letras participaram de estudo do meio na aldeia Awa Porungawa-dju, no dia 28 de setembro, em Peruíbe. Acompanhados por docentes, eles foram recebidos durante uma cerimônia de acolhida, realizaram caminhada por trilhas, conheceram a vegetação e dialogaram com os indígenas.

Estudante indígena falou sobre a cultura

A atividade foi organizada pelo curso de Pedagogia, via Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Os estudantes participaram do roteiro de observação e ação na escola indígena, acompanhados pela professora mestre Sirlei Ivo Leite Zoccal.

Do curso de Ciências Biológicas, o estudante Advanildo Pacheco Eugênio, nome indígena Dhêvan Kawín Dju, falou sobre a vida naquela aldeia. Ele integra o grupo de 40 indígenas docentes que ingressou neste ano na UNISANTOS, graças ao convênio inédito que envolve a UNISANTOS, diretorias de ensino da região, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Diocese de Santos. Com bolsas integrais, cursam Pedagogia, Letras, Filosofia, Matemática, Ciências Biológicas, História e Música.

Os estudantes também foram orientados pelos professores doutores Ronaldo Bastos Francine e Rodrigo Trassi Polisel.