Docente e pesquisador da UNISANTOS, o professor doutor Flávio de Miranda Ribeiro lançou o livro “Economia Circular – uma nova visão de negócios”, primeira obra didática sobre o assunto no Brasil. Com foco no conceito de economia circular, está dividida em seis capítulos que apresentam estudo de caso e questões com respostas.
Com o selo da editora SENAI-SP, a publicação surgiu depois do professor Flávio Miranda desenvolver material didático para um curso técnico de economia circular que não ocorreu por conta da pandemia de Covid-19. “A ideia surgiu da oportunidade, mas também pela necessidade de as pessoas utilizarem a economia circular. Dou aula de economia circular desde 2014 e a gente sempre acaba recomendando literatura em outro idioma. Precisamos ter mão de obra apta para trabalhar com a economia circular no Brasil. O livro vem contribuir para isso, disse.
CAPÍTULOS – Voltada para o uso pedagógico, a obra pode ser utilizada por estudantes de cursos técnicos, superiores ou em nível de pós-graduação. Dessa forma, foi organizada assim: capítulo 1 – conceitos e definições, tanto da economia linear quanto da economia circular, discutindo motivadores e uma nova hierarquia da gestão dos resíduos; capítulo 2 – bases conceituais, princípios e ciclos de circularidade; capítulo 3 – resíduo como fonte de recurso; capítulo 4 – conceito de ecodesign, critérios e modelos para projetos de produto para dentro da economia circular; capítulo 5 – criação de valor circular, princípios e modelos de negócio da economia circular; e capítulo 6 – caminhos para propagação da economia circular.
Doutor em Ciências Sociais, o professor Flávio Miranda é conselheiro para Economia Circular do Pacto Global da ONU, e presta mentorias e consultorias para empresas, governos e entidades nas áreas de Economia Circular, Logística Reversa, Regulação Ambiental empresarial e Avaliação do Ciclo de Vida. Docente há 10 anos de economia circular, ele acredita na sua popularização. “No mundo inteiro tem havido um crescente interesse por essa estratégia e de uma forma geral a gente vê aqui no Brasil uma série de fatos que nos fazem acreditar que a economia circular agora vai se popularizar, se difundir e passar a ser mais utilizada pelas diversas atividades”.
O livro foi lançado no dia 7 de maio, durante o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em São Paulo. Ele pode ser adquirido na Livraria Senai, em São Paulo, ou de forma online (clique AQUI).