70 ANOS – Comemorações pelo Jubileu de Platina do curso de Jornalismo da UNISANTOS têm início com homenagens, missa, assinatura de convênio e palestras

Professor José Reis recebeu o título das mãos do reitor Marcos Medina Leite

Brasão do Mérito Acadêmico, missa de celebração, assinatura de convênio e palestras, entre os dias 4 e 7, marcaram o início das comemorações dos 70 anos do curso de Jornalismo da UNISANTOS. Autorizado a funcionar em dezembro de 1954, ele foi o quarto curso criado no Estado de São Paulo e o sétimo no País.

 

Docente do curso de Jornalismo há 43 anos, o professor doutor José Reis Filho recebeu, no dia 5, o Brasão do Mérito Acadêmico, uma homenagem pelo tempo e dedicação na formação de jornalistas. “É com profunda gratidão que recebo esta homenagem. Esta instituição e este curso sempre foram, para mim, um espaço de aprendizado, crescimento e troca de experiências”, ressaltou o homenageado durante o seu discurso de agradecimento.

 

Egressos e jornalistas que trabalharam com José Reis, em A Tribuna, prestigiaram a homenagem

 

O professor José Reis fez uma retrospectiva, lembrando de quando surgiram as escolas de Jornalismo. Falou sobre a sua trajetória profissional no Jornal A Tribuna e acadêmica na UNISANTOS, enquanto estudante e docente, recordando e homenageando colegas de profissão. Ele lembrou de alguns professores que faleceram, como Antonio Fernando Conceição Santos, Iberê Sirna, Marco Antônio Batan, Sérgio Guidi, Walter Sampaio, Roldão Mendes Rosa, Dirceu Fernandes Lopes, Ouhydes Fonseca, Benalva da Silva Vitório e Rafael Souza Silva.  “Ao longo dos anos, esses educadores moldaram a cultura do nosso curso e deixaram um legado que persiste em cada sala de aula. É uma responsabilidade que todos nós, que ainda estamos na ativa, devemos honrar”, ressaltou.

 

Docentes, egressos e dirigentes ao final da missa

 

Diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, e coordenador do curso de Jornalismo, o professor mestre Paulo Roberto Börnsen Vibiam ressaltou a trajetória acadêmica do professor José Reis e destacou características marcantes da sua personalidade que são reconhecidas por todos os colegas, como o companheirismo, a solidariedade e a generosidade.

 

Diretora do Ipeci, Adriana Florentino; reitor Marcos Medina; coordenador do curso, Paulo Börnsen; e o jornalista Edison Carpentieri, durante assinatura de convênio

CONVÊNIO – Um acordo de cooperação foi assinado, no dia 4, entre a UNISANTOS e o Jornal da Orla. A parceria já foi iniciada com a veiculação do programa esportivo Toque de Prima, produzido e apresentado pelos estudantes do curso de Jornalismo, que estreiou, no dia 21 de outubro, no  OrlaPlay Esportes, canal do Jornal da Orla no YouTube. Novas produções estão sendo preparadas para entrarem na programação das plataformas digitais do veículo de comunicação.

 

“Eu fico imensamente grato com essa parceria. A UNISANTOS é um patrimônio do Brasil com um valor inestimável”, disse o diretor do Jornal da Orla, o jornalista Edison Carpentieri, ressaltando que um dos objetivos dessa parceria é construir valores e “abrir uma janela de oportunidades para os jovens”. Ele e sua filha, Júlia, também são egressos do curso de Jornalismo.

 

Para o reitor da UniSantos, Marcos Medina Leite, um dos diferenciais do convênio é que ele irá possibilitar a realização de muitos projetos em diferentes plataformas do Jornal da Orla, o que será muito importante para a formação dos futuros jornalistas.

 

A jornalista Fabíola Cidral

PRATAS DA CASA – Apresentadora dos programas UOL News, UOL Debate e UOL Entrevista, a jornalista Fabíola Cidral, formada pela UNISANTOS em 1999, foi a convidada na noite de abertura, para compartilhar a sua experiência com os estudantes. “Minha base aqui foi fundamental. Um dos diferenciais era a paixão dos professores. Aqui foi o lugar que eu me senti capaz.  Eles me deram asas”, destacou.

 

Fabíola relembrou dos projetos laboratoriais, das discussões de pauta e de espaços como o estúdio de Rádio, uma das suas primeiras paixões. Deu dicas aos estudantes, a partir da sua experiência em estágios e na atuação profissional. Ela disse que a persistência é a chave para batalhar e conseguir atingir os objetivos. “Sou uma pessoa muito realizada com a profissão que escolhi e a base de tudo isso foi aqui na Universidade Católica de Santos”.

 

O jornalista Eduardo Silva

JORNALISMO ESPORTIVO – Formado pela UNISANTOS na década de 80, o jornalista Eduardo Silva foi o convidado da segunda noite. Ele, que iniciou a carreira no Rádio como repórter esportivo, contou como foi a sua passagem para a TV Tribuna, emissora que permaneceu durante 37 anos e meio, exercendo diferentes funções e criando programas esportivos como o Corpo em Ação.

 

Eduardo Silva falou sobre a sua trajetória profissional, dos desafios da profissão e deu dicas para os estudantes interessados no jornalismo esportivo. Durante a sua fala, apresentou depoimentos em vídeo de repórteres esportivos que se destacam no mercado de trabalho. Alguns egressos do curso lembraram do período de estudo e ressaltaram a formação na UNISANTOS.

 

VOZES DA COMUNICAÇÃO – Com foco nos 70 anos do curso de Jornalismo, o Diretório Acadêmico de Comunicação Santos – DACS – promoveu palestras, nos dias 6 e 7, envolvendo também os cursos de Cinema e Publicidade e Propaganda.

 

Denominado “Vozes da Comunicação – diálogo e transformação”, o evento contou com as seguintes presenças: Ergon Cugler, jornalista e pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Beatriz Araújo, jornalista formada pela UNISANTOS, que trabalha no Estadão, na equipe do Terra, com jornalismo investigativo, hard News e pautas diversas como educação, economia e meio ambiente; Gustavo Machado César, diretor e cineasta;  Vitor Miguel, egresso da UNISANTOS, vice-presidente de Data & Mídia na WMcCann; e Ludmilla Rossi, empreendedora, CEO do JuicyHub e Founder do Juicy Santos.

 

Beatriz Araújo

 

Gustavo Machado
Ludmilla Rossi

 

Ergon Cugler
Vitor Miguel

 

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!