A educação lúdica na formação da criança, e até na vida adulta, desenvolve uma melhor capacidade de entender as problemáticas ao seu redor. Esta foi uma das discussões que ocorreram na mesa redonda “A saúde da criança e do adolescente”, que reuniu mais de 170 pessoas, durante o I Simpósio Interdisciplinar de Saúde da Baixada Santista, no último dia 24.
“As crianças aprendem a ganhar e perder através do brincar”, afirmou a professora mestre Andréa Silva Frangakis Tanil, mestre em Ciências da Saúde e pós graduada em educação lúdica em contextos escolares, formais e não formais. Ela focou nos benefícios da educação lúdica para crianças aplicados aos conceitos de psicologia.
Docente do curso de Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da UNISANTOS, o professor doutor Hélio Alves falou sobre as fases da infância e da adolescência sob as considerações de Freud. Já a professora Paula Carpes Victório, do curso de Farmácia da UNISANTOS, falou sobre a toxicologia – que estuda os efeitos nocivos produzidos pelas substâncias químicas – e como é o comportamento da criança, do adolescente e dos pais diante do tema.
O encontro contou a participação da enfermeira Roberta Ricardes Pires, membro do Conselho Estadual dos Direito da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo, que atua na área técnica da Saúde da Criança na Secretária de Estado da Saúde.Também docente da UNISANTOS, a professora doutora Andréia Eloisa de Camargo Bolfer Nacarato fez a mediação do debate.