PREVENÇÃO E GESTÃO – O Plano de Bacia Hidrográfica como instrumento das Políticas de Recursos Hídricos

Iara Bueno Giacomini

“O Plano de Bacia Hidrográfica como instrumento das Políticas de Recursos Hídricos e o Fortalecimento da Capacidade de Prevenção e Gestão de crises hídricas por parte do Estado de São Paulo” foi o tema da palestra de abertura, no dia 20 de setembro, do  I Congresso de Recursos Hídricos da Baixada Santista.  Promovido pela UNISANTOS, o evento contou com a participação da funcionária da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Iara Bueno Giacomini.

Com experiência na área de consultoria ambiental, a oceanógrafa explicou que a função do plano de recursos hídricos é orientar e aplicar as políticas nacionais desse segmento. Acrescentando que o  documento é algo que promove o debate sobre essa questão para a geração de hoje e do futuro, a convidada comentou que precisamos entender que esse plano é algo que norteia a área e é capaz de orientar os planos diretores de cada município.

Apresentando a estrutura para construção dos documentos, a mestre em Limnologia ressaltou que ele irá conter metas que são necessárias para cumprir questões a curto,  médio, e longo prazo. “Esses planos têm como objetivo proporcionar apoio técnico para a elaboração de propostas para questões dos recursos hídricos, além de fomentar essa cooperação interinstitucional”, concluiu.

Diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharias da UNISANTOS, o professor doutor Cleber Ferrão Corrêa foi o responsável por mediar a palestra que contou com a presença de docentes, pesquisadores e estudantes.

Engenheiro da Sabesp, Fernando Luiz Camacho Martins, e o professor Otávio Coaracy Brasil Gandolfo

QUALIDADE DAS ÁGUAS – No dia 20 também foi realizada a palestra A Qualidade das Águas, Tratamento dos Efluentes, Balneabilidade e Lixo Urbano na Baixada”,  com o engenheiro da Sabesp Fernando Luiz Camacho Martins.

Elogiando os estudos realizados na área de recursos hídricos na UNISANTOS, o palestrante destacou que a geração de lixo na Baixada é um dos pontos que influenciam na qualidade das águas. Ele também alertou que  o lixo é uma fonte de energia, portanto é  preciso ter mais atenção neste sentido. A mediação ficou a cargo do docente da Universidade, o professor doutor Otávio Coaracy Brasil Gandolfo.

ABERTURA- Destacando que a realização do Congresso acontece em um momento importante para a Universidade, o reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite ressaltou que esse acontecimento mostra todo o compromisso da instituição com essas questões na Baixada Santista. Ele ainda comentou que o Congresso articula e oportuniza a discussão desses temas, mas que essa questão deve ser trabalhada todos os dias. “O diálogo possibilitará a construção de novos caminhos para essa questão hídrica da região. Que sejamos capazes de fazer esses enfrentamentos com muito estudo e ciência”, destacou.

Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, Raquel Auxiliadora Chini fala durante abertura do evento

Prefeita da cidade de Praia Grande e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, Raquel Auxiliadora Chini fez questão de parabenizar a Universidade pela organização e possibilidade de debater esse tema no evento. Segundo ela, discutir sobre essa problemática é extremamente importante para que todas as metas propostas sejam alcançadas. “É de grande importância discutir essas questões e todos devem participar do debate, incluindo a sociedade civil”.

Participaram a abertura do evento, a professora doutora Lourdes Conceição Martins, responsável pela organização do Congresso; a coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da UNISANTOS, a professora doutora Cláudia Renata dos Santos Barro; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde, a professora mestre Flávia Henriques; e a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), a professora doutora Adriana Florentino de Souza.