FÓRUM – Especialistas debatem sobre a situação dos Recursos Hídricos da Baixada Santista

Maria Luiza Granziera, Cláudia Lamparelli, Rui Brasil Assis e Samuel Barrêto

Com objetivo de debater sobre a situação dos recursos hídricos, a implementação da sua política e a qualidade da água e os problemas enfrentados na Baixada Santista, foi realizada, no dia 4 de novembro, a mesa-redonda “Situação dos Recursos Hídricos da Baixada Santista”. O evento fez parte da programação do VI Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional e o I Fórum de Políticas Públicas Sobre Recursos Hídricos, promovidos pela UNISANTOS. 

 

Participaram da mesa de debates a gerente do Setor de Águas Litorâneas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Cláudia Conde Lamparelli, o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Energia e Recursos Hídricos, Rui Brasil Assis e o manager da The Nature Conservancy Brazil, Samuel Roiphe Barrêto. Já a mediação da palestra foi realizada pela docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da instituição, a professora doutora Maria Luiza Machado Granziera.

 

Destacando os monitoramentos executados nas águas de Santos pela CETESB, a doutora em Saúde Pública, Cláudia Lamparelli, comentou sobre a qualidade das águas na Baía de Santos e de toda legislação e gestão ambiental do local. Além disso, ela também ressaltou a respeito da balneabilidade das praias paulistas e as políticas de recursos hídricos e saneamento básico.

 

O coordenador de Recursos Hídricos, Rui Assis, falou sobre os 30 anos da Lei de Recursos Hídricos e o trabalho realizado no Estado de São Paulo. O palestrante ainda concluiu que os esforços realizados na atualidade não são suficientes. 

 

Na visão de Samuel Barrêto, a governança e a liderança são caminhos para superar todas as questões que vêm atrapalhando as bacias hidrográficas. Segundo o convidado, a recuperação é o caminho para promoção do  bem-estar social e evitar mais transtornos para a população. Ele ainda fez questão de ressaltar que outro problema que irá se transformar no maior desafio do mundo são as mudanças climáticas.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.