“Tutela jurídica dos direitos humanos no ambiente virtual” foi o tema do webinar realizado, no dia 25 de agosto, durante a 67ª edição da Semana Jurídica da Faculdade de Direito da UNISANTOS. Com o objetivo de discutir a proteção efetiva de dados, o encontro teve como palestrantes as professoras doutora Cristina Godoy Bernardo de Oliveira e a mestre Tatiana Stroppa.
Doutora em Filosofia do Direito, a professora Cristina de Oliveira fez um recorte sobre a temática da proteção efetiva de dados, comentando a respeito da anonimização que consiste em generalizar indicadores para gerar informações, os problemas frequentes encontrados, a desconfiança do povo e sobre o Sistema de Informação e Monitoramento Inteligente do Estado de São Paulo (SIMI). A pesquisadora do Grupo de Estudo Direito e Tecnologia da Universidade de São Paulo ainda ressaltou que é preciso fiscalizar as redes para que dados confidenciais não sejam divulgados de forma incorreta e descarada. “Devemos ter cuidado com os nossos direitos na internet”.
Acreditando que é preciso ensinar a sociedade a utilizar as redes de forma correta, a professora Tatiana Stroppa declarou que o Estado deve interferir nessa questão e também na defesa dos direitos fundamentais. Segundo a mestre em Direito, só os bloqueios não irão combater as Fake News e a melhor forma para lutar contra esse problema é garantindo respostas.
O evento contou com a mediação do docente do curso de Direito da UNISANTOS, o professor mestre Mateus Catalani Pirani.